Adminstração como ciencia, filosofia e teoria administrativa

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
Administrar é, portanto, um processo pelo qual o administradorcria, dirige, mantém, opera e controla uma administração."KWASNICKA (pág. 17, 1995)
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é umprocesso integrativo da atividade organizacional que permeianossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas,hospitais, lojas e escolas. É importanteem qualquer atividadeformalmente estruturada que envolva recursos humanos emateriais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Trata-sede um processo consistente de tomada de decisões, envolvendorecursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência eeficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto,administrar é um processo realizado em uma organização, umdepartamento, umsetor ou área, independente da sua ordem degrandeza.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Os princípios estabelecidos para a administração no início doséculo XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou oproprietário, no caso da pequena empresa, eram os donosabsolutos das decisões; a autoridade vinha de cima para baixo eas suas atividades principais eram mandar fazer as tarefas econtrolá-las commuito rigor. O objetivo principal era produzirmais e com mais eficiência, para que o lucro fosse maior.Não havia qualquer tipo de comunicação entre as pessoas dosetor administrativo da empresa ou pessoas próprias paraexecutar tal tarefa (administração); não havia confiança paradelegar ou tomar decisões, apenas os donos das empresasexecutavam as ideias que achavam certas.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃOCOMO CIÊNCIA
Onde se inicia a história da administração é puramente umaquestão de escolha. Nós podemos, por exemplo, começar pelaAntiguidade, Idade Média ou Renascimento; outros prefereminiciar pela Revolução Industrial.A Antiguidade caracteriza-se por ter sido uma épocaparticularmente profícua para as ciências. Seus pensadores efilósofos criaram e desenvolveram muitas áreas doconhecimento humanocom tal profundidade que até hoje sefazem sentir os efeitos dos seus trabalhos.No que se refere à administração, nunca foram encontradasobras que comprovem seu desenvolvimento na Antiguidade,entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura da umacidade como Atenas e a administração de um império tão vasto,como o Império Romano, certamente revelam conhecimentos deadministração. É difícilcompreender, à primeira vista, por que aadministração não recebeu igual tratamento na época; porém, arealidade social contemporânea torna mais fácil a compreensãodeste fenômeno. Predominava, nessa época, um fortepreconceito em relação ao trabalho, a tal ponto que eraconsiderado uma atividade desprezível.Uma das principais razões para esse preconceito foi a



escravidão, que na época eralegalizada, oferecendo soluçãofácil aos problemas práticos e, ao mesmo tempo, criando umainevitável correlação entre trabalho e escravo.Outra razão, também importante, foi a orientação de povosprimitivos para a guerra, na sobressai a importância do soldadoe, consequentemente, a inferioridade social daqueles quetrabalham e que, portanto, não podem dedicar-se às guerras.Os antigos acreditavam que havia doiscampos antagônicos deatuação: o intectual, cabível aos cidadãos, e o material, cabívelaos escravos. A aplicação das ciências em problemas práticosera condenada.
1
© Denise Dias de Santana – UNOPAR 2009.
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
2

PRINCÍPIOS DE TAYLOR:
Frederick Winslow Taylor entrou em contato com os problemas de administração em 1884. Elereconheceu que eram ostrabalhadores que moviam as fábricas.A primeira apresentação sistemática de Taylor foi formulada após ele verificar que no sistema depagamento, por dia de trabalho, os homens diminuíam a produção, prolongando assim os dias detrabalho, evitando desta forma os possíveis cortes de funcionários. Taylor intitulou este trabalho "Apiece-rate system", usando dois métodos no tratamento desta questão:1.O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da adminstração
  • Teorias adminstração,
  • teoria da adminstração
  • teorias da adminstração
  • teorias da adminstração
  • Teoria da Adminstração
  • Teorias da Adminstração
  • Teoria da adminstração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!