Adminostração

1381 palavras 6 páginas
FADIRE- Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional

Disciplina: Introdução a Administração

Professor: Adenilton F. Araujo

Curso: Administração

Resumo sobre os primórdios da Administração

Capoeiras-Pe

2013

Os primórdios da administração

A administração, seus conceitos e técnicas sempre forma, usados consciente ou inconscientemente. Desde o tempo dos filósofos gregos até a idade média, e mesmo em um período mais moderno,as atividades comerciais ou industriais não eram aceitas como profissões respeitáveis.Os primeiros economistas e cientistas políticos não se preocuparam com os aspectos empreendedores ou administrativos das empresas.Os próprios administradores não ajudaram no desenvolvimento da administração ,pois consideravam sua profissão uma arte e não uma ciência.Até quase o fim do século XIX,os negócios eram operados principalmente em bases pessoais e escola reduzida com alguns proprietários e poucos sócios.Portanto,não havia incentivo para o desenvolvimento da teoria da administração.

Os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que ocorrem em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações das tarefas, direção e controle, porém o que se mais vê é que em um período tão desglobalizado, houve mais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia.

Desde os tempos da antiguidade a administração recebeu influencia da filosofia.Antes de Cristo,o filosofo grego Sócrates (470 a.C. 499 a.C),em sua discussão com Nicomaquis,expõe o seu ponto de vista sobre a administração: “Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir,ele será se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo,um bom presidente,quer tenha a direção de um coro,uma família uma cidade ou um exército.Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto,Nicomaquis,não desprezeis homens hábeis em

Relacionados

  • Teoria da adminostração
    5386 palavras | 22 páginas
  • Pti 1º semestre adminostração
    25327 palavras | 102 páginas