adminnidtraçao

2051 palavras 9 páginas
1.2 O Conceito de Planejamento
O planejamento consiste em estabelecer com antecedências as ações executadas dentro de cenários e condições preestabelecidas, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados.
Os objetivos fixados poderão ser atingidos somente com um sistema de planejamento adequadamente estruturado. (HOJI, 2006)
De acordo com a literatura administrativa (TERENCE, 2002) definem as seguintes características que formam o conceito de planejamento:
a) é a definição de um futuro desejado e de meios eficazes para alcançá-los;
b) significa o desenvolvimento de um programa para realização de objetivos e metas organizacionais, envolvendo a escolha de um curso de ação, a 16 decisão antecipada do que deve ser feito e a determinação de quando e como a ação deve ser realizada;
c) é o processo de estabelecer objetivos e linhas de ação deve ser realizada.
O conceito de planejamento apresenta dois aspectos bastante destacados na administração: eficácia e eficiência. A eficácia diz respeito à capacidade de obter o sucesso com o qual os objetivos são alcançados; já eficiência é a capacidade de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos. (CATELLI, 2007).
De acordo com Kwasnicka ( 2007), a função planejar é definida como análise de informações relevantes do presente e do passado e a avaliação dos prováveis desdobramentos futuros, permitindo que seja traçado um curso de ação que leve a organização a alcançar bom termo em relação a sua estratégia competitiva e obter vantagem competitiva perante seus concorrentes.
Segundo Ackof (1980, p. 45), planejamento pode ser definido como o “projeto de um estado futuro desejado e os meios efetivos para torná-los realidade.”
Planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido, nesse sentido, o papel do responsável do planejamento não é simplesmente elaborá-lo, mas facilitar o

Relacionados

  • Adminnidtração
    270 palavras | 2 páginas