Adminitração

Páginas: 43 (10586 palavras) Publicado: 11 de julho de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Bruno José Menezes Júnior Hamilton Queiroz Mustafa Raymundo José Adães Sanches Ruy Lima Ávila

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

SALVADOR 2006 -1-

BRUNO JOSÉ MENEZES JÚNIOR HAMILTON QUEIROZ MUSTAFARAYMUNDO JOSÉ ADÃES SANCHES RUY LIMA ÁVILA

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho de Conclusão de curso apresentado à Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, para obtenção do título de Especialista em Gestão e Tecnologia da Produção de Edifícios. Orientador: Prof. Dr. Emerson de Andrade Marques FerreiraSALVADOR 2006 -2-

RESUMO

Todas as empresas do setor da construção civil têm em seus processos produtivos, um sistema de gestão de compras implantado, para que esse sistema produza vantagens competitivas é necessário que este esteja atrelado ao planejamento da produção. O sistema de gestão de compras deve garantir o prazo planejado para execução do empreendimento. Este trabalho tem porobjetivo apresentar diretrizes para a Gestão de Compras de empresas de engenharia do subsetor de edificações. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas inerentes ao trabalho e uma pesquisa de natureza exploratória em empresas de pequeno e médio porte com atuação no mercado de Salvador. As diretrizes propostas consideram o escopo da atuação das empresas do subsetor deedificações abrangendo todas as etapas do processo, inclusive a rede de contatos externos e propõe a implantação de uma base de dados estruturada no planejamento da obra aliada a um conjunto de práticas gerenciais como forma de promover a Gestão de Compras.

-3-

SUMÁRIO

1. 1.1 1.2 1.3 1.4 2. 2.1 2.2 2.3 2.4 3. 3.1 3.2 3.3 4. 4.1 4.2 5.

INTRODUÇÃO Objetivo Justificativa MetodologiaEstrutura GESTÃO DE COMPRAS Conceitos Básicos Papel da Gestão de Compras na Construção de Edifícios Princípios para Implantação da Gestão de Compras Etapas do Processo de Compras PESQUISA EXPLORATÓRIA Metodologia da pesquisa Análise do Mercado Pesquisado Análise dos resultados PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA GESTÃO DE COMPRAS Diretrizes propostas Formulários e modelos propostos CONCLUSÃO

5 6 6 9 10 11 1118 20 23 35 35 36 50 52 53 57 58 60 62 63

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICE A – Questionário sobre sistema de compras de materiais. APÊNDICE B – Formulários para o sistema de compras de materiais.

-4-

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento da competitividade no setor da construção civil, cada vez mais as empresas de engenharia vêm buscando aprimorar e inovar seus sistemas de gestão, para obterredução de custos, aperfeiçoando a produtividade e a qualidade de seus produtos. A implantação de sistemas de qualidade forçou a padronização dos processos, o que contribuiu de forma significativa para que as empresas melhorassem sua gestão de compras de materiais.

Mas algumas empresas, por falta de uma gestão correta, não sincronizam as compras de materiais com o planejamento executivo daobra, com isso não reduzem seus custos e não otimizam o fluxo de materiais no canteiro.

O setor de construção civil vem se deparando com produtos cada vez mais diferenciados, em relação à qualidade, preço e prazo de entrega, surgindo a necessidade do gerenciamento da compra de materiais, a fim de atender as exigências do mercado.

A utilização das diretrizes propostas para gestão de compras demateriais deverá contribuir para um maior aproveitamento dos recursos da empresa, qualificando melhor os materiais e conseqüentemente o produto final.

-5-

1.1. Objetivo

Objetivo Geral

Propor diretrizes de gestão de compras de materiais para a construção de um edifício residencial.

Objetivos Específicos

Propor uma rotina de compras de materiais baseado no planejamento de execução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • adminitraçao
  • adminitração
  • adminitração
  • adminitração
  • Adminitraçao
  • Adminitração
  • adminitração
  • Adminitração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!