Adminitração de materiais

Páginas: 16 (3917 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
III. INTERFERÊNCIA DO CRIME NA SOCIEDADE

Todo ato criminoso incide em uma perda, isolada ou conjunta, sendo a mais sentida aquela praticada contra a pessoa, seja pelo temor da rendição ou do sofrimento de agressão física, indo da simples lesão ao óbito da vítima.
De início, temos a dor emocional que gera psíquicos dissabores de curta ou longa duração, em casos onde a vítima, sadia e bemdesenvolvida socialmente, passa pelo padecimento de distúrbios e síndromes, deixando o seu universo de bem estar comprometido.
No plano físico, temos que a humilhação de um tapa no rosto já é suficiente para gerar um desgosto inesquecível, chegando-se por danos mais profundos, que podem levar a vítima ao afastamento provisório ou definitivo do seu cotidiano, e, por fim, a prematura tomada de uma vida.De igual modo, deve-se levar em consideração a dor indireta causada aos parentes da vítima, principalmente
em casos extremos, que concorrem na desarmonia familiar.
A segunda perda é restrita ao plano patrimonial, onde a vítima é despojada do bem, em seu poder direto ou não, que vai desde o minguado pagamento da condução aos milionários assaltos.
Desta feita, cabe ao proprietário do bemsubtraído ter o inesperado gasto para recompor o dano, mesmo que tenha, coisa que não é maioria, um suporte de seguro.
Afora esses citados prejuízos, a ocorrência criminosa incide também pelo reflexo em outros campos, todos de cunho sócio-econômico.
Ao Estado cabe diretamente despender grandes somas para exercer a segurança da população, e, depois desse aspecto, existe toda uma composição eestruturação do aparato jurídico para processar o responsável pelo delito, onde, se condenado, ainda haverá o custo da sua manutenção dentro do sistema prisional. Indiretamente, a economia é danificada na sua estabilidade e desenvolvimento, seja local, regional ou nacional. E para se ter uma idéia do dano social que o crime causa, alguns institutos e órgãos
de pesquisa passaram estudar os custos e osimpactos econômicos com a chamada “conta-segurança”, cujos números são alarmantes.
Como primeira referência, apontamos um levantamento da FGV iniciado em 1995, onde no ano de 2000, portanto já um tanto defasado, os governos federal e os estaduais gastaram 47 bilhões com o setor de segurança, os quais somados a outros 55 despendidos pela iniciativa privada, de todos os tipos e portes, chegou-se naabsurda cifra de 102 bilhões, equivalentes à somatória do patrimônio líquido de todos os bancos do país. Por outra comparação, este valor correspondeu a 10% do PIB, sendo que em 1997 foi estimado em menos que 5%, ou seja, em exatos três anos os gastos com a segurança dobraram.
Na logística, a Criminalidade setorial é extremamente danosa, pois, p.e., para dar integridade à carga incumbida, oempresário necessita gastar alta somas com aparatos tecnológico e humano, onde, ao final, todo esse custo é repassado ao preço final do produto.
Em uma conta reversa, se não houvesse tantos custos acessórios com o fator segurança, a parte consumidora teria a vantagem de pagar menos por aquilo que consome.
Outrossim, a redução do crime reflete diretamente perante o Estado e, em conseqüência, nas nossasvidas, pois haveria desenvolvimento com investimentos em diversos setores.
Ao oposto deste salutar cenário, a Criminalidade hoje gera uma péssima imagem ao país, e tanto isto é real, que tal condição foi um dos elementos concorrentes à queda do Índice de Competividade Global na medição 2006/2007, que ocupava o 57º posto, caiu para o 66º.
Dentre os 14 itens estudados (Tributação, Legislação,Burocracia, Eficiência Estatal, Infra-Estrutura, Financiamentos, Corrupção e etc.), o quesito Segurança foi o 10º como agente prejudicador.
Isto significa que os grandes investidores internacionais, ao invés de destinarem capital para o nosso crescimento, preferem assentá-los em outros países.Como sugestão de trabalho, promova uma pesquisa em órgãos específicos, sites do meio logístico e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adminitração
  • Adminitração
  • adminitraçao
  • adminitração
  • adminitração
  • adminitração
  • Adminitraçao
  • Adminitração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!