Administração123

352 palavras 2 páginas
Agronegócio é a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária dentro do ponto de vista econômico.
O agronegócio pode ser dividido em três partes:
1- Negócios agropecuários propriamente ditos, ou de “dentro da porteira”, que representam os produtores rurais, sejam eles grandes, médios ou pequenos, constituídos na forma de pessoa física ou jurídicas.
2- Negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
3- Negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
Principais Produtos:
Alimentos
Envolve toda cadeia da produção alimentícia, como por exemplo frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos, beneficiadores.
Biocombustíveis
É o setor do agronegócio que cuida do cultivo de plantas que serão transformadas em combustíveis orgânicos, os chamados biocombustíveis.
Têxtil
Ramo industrial que transforma bens agropecuários em produtos têxteis, como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração, insumos para a indústria moveleira, calçadista. Exemplo: algodão, o linho e a lã
Madeira
Explora o solo pelo cultivo de árvores que serão transformadas em madeira, celulose ou produtos químicos para posterior utilização como matéria prima de várias indústrias, como a móvel moveleira e construção civil, a indústria papeleira, ou mesmo a obtenção de lenha para combustível.

Questão Ambiental
O aprimoramento do agronegócio barateou o custo dos alimentos e deu a população um maior poder de consumo e de escolha, mas

Relacionados

  • processo adminstrativo tributário
    46731 palavras | 187 páginas