administração minicaso: o descobrimento das americas

266 palavras 2 páginas
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO – SEGUNDO BIMESTRE
Questão abordada no texto: MINICASO: O DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA.

No processo de preparação para descobrir uma nova rota para a China, Cristóvão
Colombo começou a fazer um levantamento de tudo o que seria necessário para a missão. O treinamento da tripulação é homogêneo com o primeiro princípio geral da administração, a Divisão do Trabalho. Na qual prevê que o gestor deve especializar os funcionários em toda a hierarquia, favorecendo assim a eficiência da missão.
Colombo além de especializar os envolvidos, também planejou toda a estrutura logística da missão, obtendo a quantidade de navios certa e abastecendo-os com os suprimentos necessários para que durassem durante toda a missão, provavelmente a sua programação se baseou em técnicas que evitariam o desperdício, como de alimento para o seus tripulantes. Essa sua previsibilidade se enquadra em dois elementos da função administrativa de Fayol, prever e organizar. Prevendo e estabelecendo objetivos da missão e especificando a forma como será alcançado e organizando todos os recursos disponíveis, como os navios - recursos materiais - e tripulantes - recursos humanos.
Apesar de que Colombo não tenha alcançado seu objetivo, ele foi reconhecido pelo seu mérito em planejar, organizar e controlar a missão que acabou descobrindo a América.
Se a sua missão não tivesse uma programação toda específica e preparada, muitos problemas provavelmente surgiram antes mesmo da missão ser iniciada, como o não patrocínio do governo espanhol diante de uma má gestão ou durante a missão, como a falta de suprimentos para a tripulação, trazendo consequências críticas para a missão.

Nome: Raul José Martins Wanderlei

Turma: ADS 4° SEMESTRE

Matrícula: 1310399

Relacionados

  • Administração
    385 palavras | 2 páginas
  • fasg
    20466 palavras | 82 páginas
  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas