Administração financeirq

1133 palavras 5 páginas
Capital de giro

O capital de giro, também conhecido como capital circulante, corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional. De acordo com Hoji (2009), o capital de giro fica girando dentro da empresa e, a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. Até se transformar finalmente (novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar ao “estado de dinheiro”, ao completar o ciclo operacional, deverá estar maior do que o valor inicial. O capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço.

Como apontado por Hoji (2009), os passivos circulantes representam as fontes de financiamento a curto prazo da empresa. Algumas fontes são geradas pelas próprias operações, tais como duplicatas a pagar aos fornecedores, impostos a recolher, salários e encargos sociais a pagar. Outras são provenientes de atividades financeiras, como os financiamentos e empréstimos bancários.

Capital circulante líquido

Hoji (2009) assinala como sendo o capital circulante líquido (CCL), ou capital de giro líquido (CGL) a diferença entre o ativo corrente (ativo circulante) e o passivo corrente (passivo circulante).

Quando a soma dos elementos do ativo corrente é maior do que a soma dos elementos do passivo corrente, o CCL é positivo. Em caso contrário, o CCL é negativo.Quando a soma dos elementos do ativo corrente é igual à dos elementos do passivo corrente, O CCL é nulo.

Ao se falar de CCL, Assaf Neto (2009) utilizando de um enfoque mais rigoroso diz que o CCL representa normalmente a parcela de recursos de longo prazo (recursos permanentes) aplicada em itens ativos de curto prazo

Relacionados