Administração esatrategica e vantagem competitiva

1082 palavras 5 páginas
Absenteísmo
Nas organizações, quando os trabalhos são interrompidos ou descontinuados
Nas organizações, quando os trabalhos são interrompidos ou descontinuados pela ausência de um ou mais profissionais do quadro da Empresa, quebrando a sinergia e operacional, as coisas não andam bem, e com certeza medidas importantes devem ser tomadas. O absenteísmo quase sempre é a conseqüência. É a dor refletida de uma causa que precisa ser diagnosticada pelo gestores para controle e identificação.

E assim como na Medicina, devemos levantar dados da sua vida passada, medir a pressão, a temperatura, e seguir examinando, ou seja, quero dizer através deste exemplo que nos devemos ter indicadores internos em nossa Empresa que possam nos mostrar este índice, ou seja, de como anda o ambiente interno da Empresa, pois a Empresa pode ser culpada (quando omissa ou vamos dizer, sem estes indicadores para análise) por influenciar a intenção dos profissionais de se ausentarem do trabalho, por meio de ações, como disciplinar imediatamente os faltosos sem justificativa ou justificativas infundadas, implantar programas de qualidade de vida e outras com custos mínimos e auto pagáveis pelo seu retorno. É duro numa linha de produção de qualquer Empresa ter em seus quadros profissionais faltosos. Todo profissional que falta ao trabalho gera um desconforto na organização. Todos podem sentir esta falta durante o dia do trabalho. Quem nunca ouviu aquela historinha da “moça do café”, que quando falta faz muita falta. Aí entram medidas que devem ser tomadas para que quando aconteça, tenhamos o “plano B”. Devemos olhar o desconforto com outros olhos, não pela falta do cafezinho, mas pela descontinuidade de uma linha de produção, na demora de resposta de um e-mail, ou seja, o Cliente não pode sentir esta descontinuidade.

Algumas ações são tomadas variando de Empresa para Empresa. Temos que ter indicadores, processos em que tenhamos as informações em tempo real. E a área de Recursos Humanos, através

Relacionados