ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS

7800 palavras 32 páginas
IBMR CENTRO UNIVERSITÁRIO
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS

Aluna: Carla Andrade da Rocha Melo
Curso: Administração de Empresas com Ênfase em Marketing
Unidade:Barra
Turno: Noite
Professor: Clóvis Lima

Uma vez que a informação, a cada dia que passa, vem se tornando a base da competitividade, as alternativas tecnológicas passam a ser acionadas pelas necessidades da gestão da informação. Conseqüentemente, o bom desempenho organizacional depende da clara identificação, feita pelos gerentes, referente ao papel que a informação irá desempenhar na estratégia competitiva de sua empresa. Deste modo, a gestão da informação deve obedecer a um modelo genérico que visualize a necessidade de informação a ser atendida (modelagem do processo de negócio), a visão global do sistema de informação (modelagem do sistema de informação e seus requisitos) e a identificação dos sistemas e subsistemas globais.
Na visão de Barbosa e Santos (2005), a implantação de SI em uma organização é de extrema importância, possibilitando reações problemas e oportunidades do ambiente de negócios globais de hoje.
Os sistemas de informação contêm informações sobre pessoas, lugares e coisas de interesse da organização, no ambiente, ao redor e dentro da própria organização e também podem armazenar informações, acessíveis para processamento ou saída.
Portanto, a gestão da informação, no contexto de "competição globalizante", torna-se um fator crítico de sucesso (FCS) e uma estratégica forma de sobreviver e antecipar-se no mercado.
Costa (2002) afirma que a gestão da informação tem por finalidade assegurar o crescimento, a continuidade e a sobrevivência da organização por meio da contínua adequação de suas estratégias, capacitação, estrutura e infra-estrutura, possibilitando enfrentar e antecipar as mudanças e tendências observadas ou previsíveis no ambiente externo.
Percebe-se que as empresas buscam

Relacionados