ADMINISTRAÇÃO, CONCEITO, ADMINISTRAR ORGANIZAÇÕES, A ORGANIZAÇÃO FEZ SURGIR A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR, HISTÓRIAS DAS EMPRESAS .

2548 palavras 11 páginas
Conceito de ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofre uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional através de P.O.D.C (planejamento, organização, direção e controle) de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis a organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

ADMINISTRAR ORGANIZAÇÕES

A necessidade social de os doentes serem tratados propiciou o aparecimento do curandeiro da tribo, depois, do “físico” da Idade Média e, por fim, do médico atual. Com isso, a Medicina foi institucionalizada através dos tempos, à semelhança da Advocacia, Farmácia e Engenheiro. Dentro de um processo semelhante, a necessidade de as organizações terem alguém que conduzam suas operações presentes e futuras fez surgir a figura do administrador, de início um prático hábil e hoje um profissional, diplomado ou não. Em decorrência, a Administração também se institucionalizou. Entretanto, diferente de outras profissões tradicionais, a do administrador ainda não é bem explicitada em suas funções, nem o que é a Administração.

Os administradores sempre existiram, porém com características diferentes ao longo da história, mudando à proporção que as organizações se alteravam até chegar ao profissional dos dias atuais. Todavia, mesmo hoje suas funções não se tornaram claras, ficando ainda mais complicadas com a variedade de termos com significados imprecisos, como chefe, gerente e executivo.

A ORGANIZAÇÃO FEZ SURGIR A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR O melhor aproveitamento de áreas cultiváveis nas margens dos rios exigiu o planejamento e posterior

Relacionados