administração comtemporania

1142 palavras 5 páginas
UNIDEZ
FACULDADE DE ITANHAÉM

CASAS BAHIA
AVALIAÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

ITANHAÉM/SP
2013
UNIDEZ
FACULDADE DE ITANHAÉM

CASAS BAHIA
AVALIAÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

ITANHAÉM/SP
2013
CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Segundo Chiavenato (1999, p.391), a qualidade de vida no trabalho, “representa em que graus os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização”. O mesmo autor enfatiza que os fatores envolvidos na qualidade de vida no trabalho são: a satisfação com o trabalho executado; as possibilidades de futuro na organização; o reconhecimento pelos resultados alcançados; o salário percebido; os benefícios auferidos; o relacionamento humano dentro do grupo e da organização; o ambiente psicológico e físico no trabalho; a liberdade de expressão; responsabilidade de decidir e as possibilidades de participar. Assim pode-se considerar que, “O local de trabalho está se tornando o meio primário de satisfação pessoa” (ULRICH 2000, p.155).

De acordo com Chiavenato (2004) a muito tempo a sociedade preocupa-se com a qualidade de vida das no ambiente de trabalho, como parte integrante de uma sociedade complexa e de um ambiente heterogêneo. Dessa forma, tanto as organizações como os VII SEGeT – empregados querem garantir, respectivamente, efeitos potenciais sobre a produtividade e qualidade como bem-estar e satisfação no trabalho.

De acordo com Limongi-França e Rodrigues (2002 p.156): Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida do trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde e segurança física, mental e social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. A origem do conceito está ligada às

Relacionados

  • artigo
    3160 palavras | 13 páginas
  • China
    16967 palavras | 68 páginas