administraçpão humanista

779 palavras 4 páginas
Elton Mayo foi um Cientista social, australiano, falecido em 1949, e é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.
Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland.
Elton Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.

Os Fatores que determinaram o surgimento das Relações Humanas foram a democratização dos conceitos administrativos, adequando estes processos à nova ordem social do povo americano; a influência pelo desenvolvimento das ciências humanas, no ambiente da organização industrial.

Na Experiência de Hawtorne feita por Mayo em 1923 em uma indústria têxtil, próxima à Filadélfia que apresentava uma grande rotatividade de mão-de-obra, mesmo se utilizando de esquemas de incentivo, foi introduzida inovações como:

Intervalo de descanso( ficando a critério do operário o instante desta parada); Contratação de uma enfermeira, e como conseqüência, a formação de um espírito de grupo e diminuição da rotatividade de pessoal.

Em 1927, ainda em Hawthorne, bairro de Chicago, Mayo realizou estudos sobre a influência da iluminação na produtividade que posteriormente se estendeu ao estudo da fadiga, acidentes de trabalho, estudo das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários e do turnover, em uma fábrica da Western Eletric Company. Esta indústria mantinha uma política voltada ao bem-estar dos funcionários. Foi efetuado estudo em um dos setores da fábrica onde eram montados reles por moças levando em média 6 minutos.

O acompanhamento experimental não tinha como finalidade o aumento da produtividade mas sim o conhecimento

Relacionados