Administraçao Japosena

3062 palavras 13 páginas
Faculdades SENAC

Bacharelado em Administração

Administração Japonesa

Camila Guilherme, Simone Venturini e Thanise Menjon
Porto Alegre
Primeiro período diurno

INTRODUÇÂO

Enfrentando uma situação econômica difícil, o Japão procurava meios de se reerguer a partir dos fragmentos de sua infraestrutura industrial, a qual sofreu grandes danos durante a Segunda Guerra Mundial. Ao passar de duas décadas, o país passou de subdesenvolvido para desenvolvido graças aos investimentos feito por parte de governo e do setor privado japonês. Isso facilitou a modernização do setor industrial tornando seus produtos inovadores, a preços imbatíveis e qualidade indiscutível.
Procurando meios de aperfeiçoar a produção de suas mercadorias, aumentando assim a quantidade, houve grandes investimentos em pesquisa e informação tecnológica, bem como em novos modelos de administração, planejamento e produção. Sendo instalado, assim, um sistema que reduzisse custos sem perder na qualidade e no aumento da produtividade, sendo feito por um grupo de operários das fabricas.
Esse sistema ficou conhecido após ser aplicado na Toyota Motor Co, que nada mais do que um modelo de produção flexível idealizado por EijiToyoda, cuja principal característica é a oferta de mercadoria voltada diretamente para a demanda que ela possui.

ORIGEM

Conforme Ferreira (1997), a modernização do Japão teve seu inicio por volta de 1868, época em que teve inicio o período chamado de Restauração Meiji, marcado pelo processo de industrialização do país. Porém, os valores que a sociedade japonesa emprega até os dias atuais, são mais remotos ainda, datados de épocas anteriores, fortemente vistos na era de Tokugawa, entre 1615 e 1868. São estes os pilares que sustentam, até nos dias atuais, do processo de industrialização ao funcionamento da sociedade como um todo e como consequência, a maneira como é administrada as empresas japonesas.
“O

Relacionados

  • IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTA DE QUALIDADE 5S
    1328 palavras | 6 páginas
  • Adminstrativo
    19779 palavras | 80 páginas