Administrador

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
 UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DA ALTA PAULISTA
CNPJ: 04.219.013/0003-79
Instituto Superior de Educação de Tupi Paulista
Faculdade de Tupi Paulista

Jessica Gasque
Eduarda Machado
Isabella Valsezi
Leandro Rodrigues
Guilherme Marques

O TRABALHO NA SOCIEDADE GRECO-ROMANA





 Trabalho apresentado à professora Beatriz Passos como parte das Atividadesda Disciplina de Sociologia I no 1° termo.









Tupi Paulista , 2012 .
O trabalho na sociedade Greco- Romana
 
  Antes de tudo, os Gregos utilizavam vários termos para designar o que hoje entendemos por trabalho. Além disso, a organização da sociedade Greco Romana era também diversas da nossa, e, portanto, a divisão do trabalho e as relações sociais de produção também oeram.
  Os gregos faziam uma distinção clara entre o trabalho braçal de quem lida com a terra, o trabalho manual do artesão e aquela atividade do cidadão que discute e procura, através do debate resolver os problemas da sociedade. Conforme Hanna Arendt, pensadora alemã, os gregos possuíam três concepções para a ideia do trabalho, Labor, poiesis e práxis.
         Labor:  entendia-se o esforçofísico voltado para a sobrevivência do corpo, sendo, portanto, uma atividade passiva e submissa ao ritmo da natureza.
         Poiesis: a ênfase recai sobre o fazer, o ato de fabricar, de criar alguma coisa ou produto através do uso de algum instrumento ou mesmo das próprias mãos.
         Práxis: é aquela atividade que tem a palavra como o seu principal instrumento, isto é, que utiliza odiscurso como um meio para encontrar soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos.
 Na Antiguidade, não existia a noção do emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador- escravo. Podemos tomar as três civilizações mais influentes de sua época e que influenciaram o Ocidente com sociedades escravistas, a egípcia, a grega e a romana. Nessa época, todo otrabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam  por seus serviços. Os artesãos poderiam ser comparados aos profissionais liberais de hoje, já que trabalhavam por conta própria sem ter patrões. Para os artesãos não existe a relação empregador-empregado, portanto não podemos falar que o artesão tinha um emprego, apesar de ter umaprofissão.
Monarquia (753-509a.C)

 Com a economia baseada na agricultura e na pecuária, a monarquia romana foi fundada por volta de 753a.C, onde o governante era escolhido, a sociedade romana se dividia em três classes:
         Patrícios: Classe formada pelos grandes proprietários de terra que detinham as atividades comerciais e pertenciam a aristocracia. 
         Clientes: Classe prestadorade serviços e dependente dos patrícios. 
         Plebeus: Pequenos comerciantes, artesãos, trabalhadores braçais. Mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos. 
         Escravos: Era a grande maioria da sociedade. Eram principalmente, prisioneiros de guerras, capturados e comercializados. 
         Libertos: Ex- escravos que obtinham a liberdade por concessão de seusproprietários, por abandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade. Geralmente trabalhavam para seu ex-dono. 
 Em relação à política real, existia o senado que era formado por nobres famílias patrícias que tinham, uma participação limitada nas decisões políticas e a Cúria que era uma organização formada por todos os habitantes(menos os escravos) para desempenhar certas funções específicas. Com o passar do tempo, a classe dos patrícios começa a reivindicar mais participação nas tomadas de decisões políticas pois eram contrários à centralização do poder nas mãos do rei, m contrapartida, os plebeus reivindicavam melhores condições e benefícios para si, isso levou a queda desse modelo político, abrindo espaço para uma nova instituição que consolidaria seu poder durante toda a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRADOR
  • administrador
  • administrador
  • Administradores
  • administradores
  • Administrador
  • O administrador
  • Administrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!