administracao

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ÉTICA.

.

Nascido em Londrina, interior do Paraná, na juventude experimentou a vida monástica em um convento da Ordem Carmelitana Descalça, mas abandonou a perspectiva de ser monge para seguir a carreira acadêmica. Possui graduação em filosofia pela Faculdade de Filosófica Nossa Senhora Medianeira(1975), mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1989), edoutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1997). Sua principais obras foram: Provocações filosóficas, Não nascemos prontos, Qual é tua obra. A o livro “ Qual é a tua obra” será nosso objeto de estudo para a elaboração desta resenha era abordado o capitulo ETICA, nos seguintes assuntos: A nossa casa; os antiéticos e os aéticos; uma pessoa inteira; os outros de nos mesmos;fábula da coletividade; a escolha é sua-já as consequências; sábios xavantes; opção pela perenidade; lembra-te que es mortal;
Ao abordar e estudar o capitulo de ética podemos entender que esta palavra significa a o conjunto de valores e princípios de uma pessoa ou determinado grupo seja ele familiar ou de trabalho ou tantos outros existentes em nosso planeta, ethos vem do grego que significaética, nós somos diferente dos outros seres que agem por instinto animal, conforme CORTELLA (2013, p. 106), “ Nós, humanos, vivemos em condomínio. Nós temos autonomia, porém não temos soberania. Não agimos por instinto. Agimos por reflexão, por decisão, por juízo”.
Ética é a nossa marca o que damos nome também de característica. A ética pressupõe toda a capacidade de decidir, julgar, e avaliarcom autonomia. Já para VÁSQUEZ (2002, p.118) “A ética estuda uma forma de comportamento humano que os homens julgam, além disto, obrigatório e inescapável. Mas nada disto altera minimamente a verdade de que a ética deve fornecer a compreensão racional de um aspecto real, efetivo, do comportamento dos homens.
A ética e a moral andam lado a lado uma da outra, as mesmas são baseada nos princípios evalores de cada pessoa ou grupo de pessoas. Porem também existes as pessoas antiéticas e os aéticos.
Os antiéticos são pessoas que se fundamentam em princípios e valores totalmente diferente da nossa ética, para decidir, avaliar, julgar. Já as pessoas aéticos são aquelas que não se aplica a questão da ética, ou seja são aqueles que não puder decidir, avaliar, julgar, neste caso podemos citar algumexemplo: pessoas com algum tipo de deficiência, menor de idade, conforme CORTELLA (2013, p.110) “ Eu posso dizer que algo é imoral, mas não posso dizer que é aético. É imoral quando colide com determinados princípios que uma sociedade tem”. Existem pessoas inteiras.
Esta pessoa inteira é aquela que possui integridade que é honesta , é sincera. Estas pessoas são que fazem aquilo que é totalmentecorreto sem que uma parte ou pequeno fio esteja no caminho errado, se baseia em princípios mais claros possíveis, ou seja aquilo que ela quer , é aquilo que ela pode e aquilo que é deve. Uma pessoa inteira é uma pessoa integra sincera. Uma pessoa sincera é aquela que nunca disfarça o erro, a palavra sincera vem do latim sine cera. Também dentro dos princípios éticas existem outros de nos mesmo.De acordo com CORTELLA (2013, p.117) “A ética é, antes de mais nada , a capacidade de protegermos a dignidade da vida coletiva. Afinal de contas, nós, homens e mulheres, vivemos juntos”. A convivências entres seres humanos nada mais é do que sermos justos uns aos outros, tratarmos todos de formas igual, jamais sermos arrogantes um com o outro porque isto não faz parte dos princípios éticos da vidaem sociedade. Arrogante é aquela pessoa que so olhara para o próprio umbigo somente o que ela faz ou fala é o correto, nada é mais importante para ela do que ela própria. Quando falamos em coletividade logo enxergamos a fabula da coletividade.
Para CORTELLA(2013 p.122) “A nossa arrogância e tamanha que nos consideramos proprietários do planeta, assim como alguns se consideram proprietários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!