administracao publica mocambicanao: desafios e perspectivas

1425 palavras 6 páginas
Introdução
A Administração Pública de qualquer país e de qualquer época tem como finalidade fundamental satisfazer, através dos seus órgãos e services, as necessidades colectivas das respectivas populacões.
Ao longo dos anos vários estudiosos tem se dedicado a concepcao de um modelo de administacao que possibilita a prossecucao daquele desiderato com o emprego de menos recursos possiveis e com despendio de menor tempo possivel, ou seja a satisfacao das necessiades colectivas com eficiencia e eficacácia.
O presente trabalho emana da cadeira de Introdução a Administração Pública e tem como finalidade procípua analisar o estado da AP em Moçambique e compara-la com os diferentes modelos de administação com o fito de aferir com qual dos modelos a AP moçambicana se asselha, e quais as caracteristicas preditoras dessas semelhanças.
O trabalho sera submetido ao docente da cadeira, o Dr. Pedro lopes, para efeitos de avaliação.

Administração Pública de Moçambique
A Administração Pública moçambicana vem ao longo dos anos sofrendo metamorfoses consonantes com as espectativas, desejos, anseios, exigências da colectividade. Segundo Nyakada (2008) a lógica da Administração Pública apresenta-se disposta da seguinte forma: no periodo colonial assistia-se a um sistema de adminitração com marcas iminentemente patrimoniais, no periodo que seguiu, periodo após independência e antes da assinatura do AGP1, a AP2 era marcadamente borocrática, de lá para cá, tem se visto o desencadear de uma série de reformas convindo tornar a AP menos honerosa e mais eficiente, reformas estas que são uma marca da Nova Gestão Pública ou administração gerencial.
AP com preponderância do modelo borocrático
Características da Burocracia
As caraterísticas da borocracia, embora com diferenças específicas que variam de país para país de época em época, há as que são comuns. Ensina Chiavenato (2004) que as características da burocracia (também aplocáveis ao caso de Moçambique) podem ser

Relacionados