Administrac3a7c3a3o Financeira Revisao Parte 011

13327 palavras 54 páginas
Revisão
Administração
Financeira
Parte 1

1

PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS

Neste capítulo, discutiremos a importância da administração financeira para a Economia, as razões para se estudar administração financeira e as três principais áreas da administração financeira. Trataremos ainda dos avanços da administração financeira a partir dos anos 1990 e do processo de globalização das empresas. Vamos iniciar a discussão? mais barato, na matrícula em um curso, no parcelamento de alguma dívida, na negociação salarial, na escolha de um fundo de aposentadoria mais adequado e assim por diante. Assim, precisamos entender de assuntos financeiros e tomar as decisões financeiras corretas.
Figura 1 – Principais relações entre as finanças e os diversos agentes da sociedade.

O(A) aluno(a) típico(a) não terá cursado anteriormente matérias de Finanças e, presumidamente, não terá o conhecimento prévio do assunto. Contudo, este material é parte de um programa introdutório da Administração Financeira, que se destina a alunos de Finanças e de outras áreas de formação.
O Dicionário Aurélio define o termo “Finanças” como a “ciência e a profissão do manejo do dinheiro, particularmente do dinheiro do Estado.”
De forma mais ampla, dizemos que ele trata do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem.
Atenção
Em última análise, as Finanças são a arte e a ciência de administrar fundos (GITMAN, 1997).

Analisando o conceito, parece ser alguma coisa um pouco distante do nosso dia a dia, mas diariamente temos envolvimento com as finanças. Tomamos decisões financeiras a todo o momento, na escolha pelo produto mais caro ou

Na Figura 1, temos uma demonstração da interação constante entre os diversos agentes da sociedade, com os quais as empresas se relacionam. Entre eles, estão as relações com os consumidores, que

Relacionados