Administra O Mercadol Gica I Ativ 3 14532

297 palavras 2 páginas
Vocês deverão responder às questões abaixo e enviá-las através do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual.
Obs: Para responder essa atividade é necessário antes ler toda a aula 3.

Atividades da aula 3

1. Conceitue segmentação de mercado e explique com suas palavras quais as vantagens das organizações que utilizam a segmentação de mercado. (0.25 ponto)

Segmentação de mercado é o processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e/ou características semelhantes e que provavelmente terão comportamentos de compra semelhantes
2. Para a obtenção de uma segmentação de mercado adequada, a mesma deve obedecer algumas características. Cite as 4 características para Elaboração da segmentação de mercado. (0,2 ponto)

Homogeneidade
Mensurabilidade
Acessibilidade
Substancialidade

3. Explique com suas palavras as formas de segmentação de mercado: (0,2 ponto cada alternativa)

a) Por grau de utilização: é a forma que divide o mercado com base no nível de consumo.

b) Sócio econômica: é a forma que se baseia na classe social e econômica da população como escolaridade, renda, cargo profissional dentre outros.

4. Existem algumas estratégias mais comuns de se efetuar a segmentação de mercado. Explique com suas palavras as estratégias: (0,2 ponto cada alternativa)

a) Estratégia Segmentação de concentração:
Nessa estratégia a empresa escolhe um segmento como prioritário, como o mais importante e prático, e decide concentrar todos os seus esforços apenas nele, fazendo-o com um plano de marketing específico para aquele segmento.
b) Estratégia Segmentação Genérica de custo:
Esta estratégia genérica enfatiza a eficiência uma vez que a empresa é considerada como o melhor produtor de baixo custo numa indústria para um determinado nível de qualidade. Os baixos custos permitem que a empresa venda produtos relativamente padronizados que oferecem características aceitáveis para muitos clientes, com o menor

Relacionados