ADMINISTRA O II Trab1

327 palavras 2 páginas
ADMINISTRAÇÃO II
Rafael Silva Isabelle Ishida - 31503012
Stephanie Rubenstein Garay - 31406211

Autoritário Coercitivo

Na padaria do Joaquim todas as decisões são tomadas pelo mesmo, não compartilhando de nenhuma opinião contrária. O sistema de comunicação é totalmente vertical. Os funcionários não tem autonomia para opinar suas decisões. O Joaquim é totalmente contra as relações interpessoais entre os funcionários, adotando severas punições com os que forem contras as regras impostas.

Autoritário Benevolente

Uma empresa de energia de médio porte tem o processo decisório concentrado na diretoria, mas com uma minoritária delegação ao conselho administrativo. O sistema de comunicação é precário, porém é admissível que se estabeleça uma opinião contrária por parte do subordinado. Pelas normas e políticas da empresa, as relações interpessoais são aceitáveis, porém são muito limitadas. A recompensa da empresa é dada por metas alcançada, ou seja, por mérito, recompensando através de salários e raras integrações.

Consultivo

O Clube de Regatas Flamengo, permite-se que o processo decisório seja totalmente consultivo. Os funcionários tem a liberdade de consultar uns aos outros antes de tomar decisões. O sistema de comunicação poderá ocorrer tanto de forma vertical (gestores e subordinados), quanto horizontal (subordinados entre si), não há restrições quanto à hierarquia de cargo. No livro de conduta do clube, não há nenhuma restrição entre a relação dos funcionários, sendo depositada certa confiança nos mesmos. No pacote de recompensas do clube são oferecidos diversos benefícios para os funcionários como viagens, bens materiais. As punições são raramente aplicadas aos que tiverem metas atingidas.

Participativo

A empresa de Marketing ABC, para estimular a criatividade dos funcionários, o processo decisório é totalmente independente. Os sócios majoritários apenas controlam os resultados. O sistema de comunicação é bem simples, não havendo nenhuma restrição a

Relacionados

  • pibrasen servicedesk 140226060143 phpapp01
    25196 palavras | 101 páginas