Administra o financeira

Páginas: 16 (3796 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
Administração Financeira I – Prof. Antônio dos Santos

RELATÓRIO FINAL – PROBLEMA nº 04 Data: 11/05/2015



Grupo A


Nom
Papel
RA

Nayara C.
Líder
13821725

Renata M.
Redator
13851845

Marcos Paulo
Porta-Voz
12010989

Gabriel F.
Membro
12143731

Jessica D.
Membro
14657449

Ana Paula R.
Membro
13827878

Larissa M.
Membro
11073814


1. Questões e estratégias de pesquisa
Após um estágio dedois anos em uma renomada instituição financeira e ascensão profissional ao longo dos anos, você é promovido a Gerente de Crédito e Cobrança, com a função principal de analisar e avaliar propostas de empréstimos e financiamentos.
A fim de solucionar a situação apresentada, diagnosticamos o problema “Como o estudo dos indicadores financeiros pode melhorar a política de concessão de crédito?”
Nossapesquisa se baseou em conceitos relevantes que findam solucionar o problema e desenvolvendo uma fundamentação para os temas relacionados que envolvem os Indicadores, são eles: Indicadores de Liquidez, Indicadores de Atividade, Indicadores de Endividamento, Indicadores de Lucratividade, Indicadores de Rentabilidade etc.

2. Conceitos relevantes
2.1. Análise das demonstrações financeiras:
SegundoAssaf Neto (2010), a análise das demonstrações financeiras visa fundamentalmente ao estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar em conseqüência, sua posição atual e produzir resultados que sirvam de base para a previsão de tendências futuras. Na realidade, o que se pretende avaliar são os reflexos que as decisões tomadas por uma empresadeterminam sobre sua liquidez, estrutura patrimonial e rentabilidade.
Os dados básicos para a análise do desempenho econômico-financeiro, baseiam-se nos diversos valores e rubricas constantes das demonstrações financeiras normalmente levantadas pelas empresas. A técnica mais comumente empregada da análise baseia-se na apuração de índices econômico-financeiros, que são extraídos basicamente dasdemonstrações financeiras pelas empresas.

2.2. Indicadores de Liquidez:
De acordo com Assaf Neto (2010), os indicadores de liquidez visam medir a capacidade de pagamento (folga financeira) de uma empresa, ou seja, sua habilidade em cumprir corretamente as obrigações passivas assumidas. Existe uma restrição atribuída nos indicadores que segundo Neto, é a posição de liquidez estática que revelam,isto é, não refletem a magnitude e a época em que ocorrerão as diversas entradas e saídas circulantes. Em outras palavras, os indicadores tradicionais de liquidez exprimem uma posição financeira em dado momento de tempo (na data de levantamento dos valores), e os diversos valores considerados são continuamente alterados em função da dinamicidade natural dos negócios da empresa. Os principaisíndices que medem a liquidez da empresa são: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata, Liquidez Geral.

2.2.1 Liquidez Corrente:
Refere-se à relação existente entre o ativo circulante e o passivo circulante, a quanto a empresa deve ao curto prazo.
LC = A.C/ P.C
Obs: Se a liquidez corrente for superior a 1, tal fato indica a existência de um capital circulante (capital degiro) líquido positivo; se igual a 1, pressupõe sua inexistência, e se inferior a 1, a existência de um capital de giro líquido negativo (ativo circulante menor que o passivo circulante).
>1 - Positivo
=1 – Inexistente
<1 – Negativo

2.2.2 Liquidez Seca:
Sabe-se que os estoques, apesar de serem classificados como itens circulantes (curto prazo), não apresentam normalmente liquidez compatível como grupo patrimonial em que estão inseridos. As despesas pagas antecipadamente não representam valores a receber e sim, basicamente, serviços, utilidades e benefícios a receber, sendo eliminadas para este cálculo. Esse índice é obtido mediante o relacionamento dos ativos circulantes de maior liquidez (disponível, valores a receber e aplicações financeiras de curto e curtíssimo prazo) com o total...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administra O Financeira
  • ADMINISTRA O FINANCEIRA
  • ADMINISTRA O FINANCEIRA
  • O Que Administra O Financeira
  • ADMINISTRA O FINANCEIRA
  • Administra O Financeira
  • ADMINISTRA O FINANCEIRA
  • Administra O Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!