administraçoa

Páginas: 8 (1793 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
- Aula 1 : Administrar é
Ad ( direção, tendência para ), Minister ( subordinação ou obediência ), aquele que presta um serviço ao outro. Servir/acontecer
Administrar é: gerir ( negócios públicos ou particulares ), reger com autoridade suprema, governar, exercer função de administrador.
Administração: ciência que estuda as organizações com a finalidade de compreender e de explicar seusfuncionamentos, aplicando teorias, métodos e modelos fundamentados.







Administração é o processo de tomar decisões sobre o uso de recursos para realizar objetivos.








Eficácia: Grau de atingimento de resultados. Quanto mais eficaz for uma tarefa, melhores os resultados. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos. Faz aquilo que dever ser feito, cumpre comsuas metas, realiza o que foi proposto, atingir o objetivo. Tempo, rapidez. Medir se o grau foi alcançado.
Eficiência: Administração de recursos, a eficiência de uma organização depende de como seus recursos são utilizados. (Realizar atividades ou tarefas da maneira certa, sem erros e atrasos, realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível derecursos). Recursos.
Efetividade: relação equilibrada e otimizada entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo pelas organizações. Balança, um depende do outro.






Estratégico: É o nível responsável pelo estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais. Exige pouca habilidade técnica, mas muita habilidade conceitual. Presidente,vice-presidente, conselho e diretoria formam o nível estratégico.
Tático: É o nível responsável pela implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos da organização. Responsáveis em traduzir os objetivos gerais e planos desenvolvidos pelos administradores estratégicos em objetivos e atividades mais específicos. Composto por gerentes e supervisores
Operacional: É o níveldiretamente responsável pela produção de bens ou serviços. É constituída por gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de atendimento.
Competências gerenciais: São os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (CHA) necessárias para uma pessoa desempenhar atividades.
Empowermeint: É uma técnica de motivação para a melhoria do desempenho. O empowerment tem como fim libertar as pessoasdas amarras funcionais a que estão presos nas organizações, partindo do princípio de que as pessoas se sentem mais motivadas e satisfeitas quando tem o poder de tomar decisões.

Benchmarking: processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. Identificar e copiar as melhores práticas de administração de outras empresas.

- Aula 2 : Paradigmas
Paradigmas: “São modelos oupadrões, que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com diferentes situações.” (Modelo, padrão, conjuntos de crenças ou verdades relacionadas entre si).


Mudanças de paradigmas:


Mudanças provocadas: Mudança no papel dos chefes; Competitividade; Interdependência; Administração informatizada; Administração empreendedora; Foco no cliente; Meio ambiente;Qualidade de vida.­­
- Aula 3 : Organizações
Organização: 'Denominação genérica de empresas, entidades, instituições, firmas, associações, sociedades e outras formas de organismos públicos e privados, produtores de bens ou de serviços, com finalidades lucrativas ou não, personalidade jurídica e objetivos diversos, entretanto, sempre voltados para o desenvolvimento e o bem-estar social.
“É umsistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços”.
Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações.
As organizações afetam a qualidade de vida tanto positiva quanto negativamente.
Organizações bem administradas são importantes por causa do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administracoa
  • Administraçõa
  • administraçõa
  • Administraçõa de pessoal
  • Paradiguimas da administraçõa
  • Teoria da administraçõa
  • Teorias em administraçõa iii
  • Os desafio na administraçõa conteporanea na armp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!