Administraçao

Páginas: 30 (7264 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUCGoiás Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA COOPERATIVA DE ENSINO

Sandra Meyer

Goiânia – Go 2010

RESUMO

Sandra Meyer1

A demonstração do fluxo de caixa veio como um excelente modelo capaz de atender as necessidades de seus usuários, auxiliando a gestão financeira,visto que em uma economia estável como no Brasil, a gestão do caixa influencia diretamente na capacidade de pagamento e nos resultados das empresas. O tema abordado se desenvolve a partir da questão da dificuldade em sua implantação nas pequenas e médias empresas pela falta de conhecimento e habilidade dos administradores. O objetivo deste estudo constitui em entender o fluxo de caixa, abordandosua importância nas cooperativas de ensino, com a finalidade geral de demonstrar esta ferramenta como uma auxiliadora nas tomadas de decisões e de melhoria dos recursos financeiro. Verifica-se que a implantação de sistemas integrados de informações (software) se torna imprescindível para a avaliação e acompanhamento progressivo dos resultados. O controle correto permite uma visualização antecipadadas necessidades ou sobras de caixa no curto prazo, auxiliando o gestor a planejar melhor seu negócio, podendo selecionar o uso de linhas de créditos menos onerosas ou utilizar/aplicar suas disponibilidades da melhor forma. A escolha do modelo e da periodicidade a ser adotada deverá ser feita conforme a necessidade de cada empresa. O sistema de fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeirae pode ser utilizada em todas as empresas, não importando o seu porte. Sua implantação auxilia no processo administrativo-financeiro, as medidas tomadas certamente levarão a bons resultados com a manutenção do fluxo de caixa equilibrado, boa rentabilidade, baixa inadimplência e um controle mais rigoroso das despesas.

Palavras-Chave: Fluxo de Caixa. Gestão Financeira. Capital de Giro.Investimento de Capital. Cooperativas de Ensino.

Contadora, Especialização em Auditoria e Perícia Contábil e Pós-Graduanda em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / IPECON.

1

INTRODUÇÃO

Na conjuntura educacional brasileira, as cooperativas de ensino surgiram como alternativas para a solução de problemas educacionais, capazes de unir desenvolvimento econômicoe bem-estar social num movimento de modelo socioeconômico. As cooperativas de ensino suprem o dever do Estado quanto a necessidade básica na educação, promovem o ensino com qualidade, a formação acadêmica, proporcionam melhores condições de trabalho e salários mais justos aos seus colaboradores. Tradicionalmente, os demonstrativos contábeis são utilizados para análise financeira, econômica epatrimonial da empresa, todavia não revelam como ela gerencia seu fluxo de caixa. A crescente complexidade do processo administrativo leva os gestores a buscarem alternativas que auxiliem a gestão financeira diária dos empreendimentos. Na economia atual, planejar o fluxo de caixa é fundamental para a saúde financeira das empresas. O Brasil conta com uma grande vantagem, as baixas taxas de inflação,porém possui juros bancários elevados. O fato é que grande parte das pequenas e médias empresas deparam com problemas que num primeiro momento podem parecer simplesmente de ordem financeira, mas que, numa análise mais detalhada, podem indicar problemas de origem da dificuldade financeira. Dentro deste contexto, a intenção deste estudo, em termos de acréscimo ao conhecimento existente, se propõe aexplanar a importância do fluxo de caixa e abordar os problemas oriundos da falta de sua utilização nas cooperativas de ensino goianas. Busca-se equilíbrio financeiro, viabilizando soluções com planilhas e sistema de software integrado que auxiliam os administradores no processo de tomada de decisão. No mundo dos negócios, problemas tais como a entrada no cheque especial, empréstimos, descontos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!