Administraçao

Páginas: 4 (757 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
Considerações sobre o positivismo

(Extraído de: COSTA, C. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. SP. Ed. Moderna, 2005, p. 72-74)

Da filosofia social à sociologia

Cada uma dessasescolas de pensamento, partindo de uma atitude laica e pragmática em relação ao comportamento humano, procurava identificar os princípios que governam a vida social do homem. Foi, entretanto, opositivismo que logrou, de forma pioneira, sistematizar o pensamento sociológico.

Foi ele o primeiro a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação e, alémdisso, a definir a especificidade do estudo científico da sociedade. Conseguiu distingui-lo de outras áreas do conhecimento, instituindo um espaço próprio à ciência da sociedade. Seu principalrepresentante e sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte.

O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do“cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, danatureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicara a realidade e suaparticipação nela.

O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto à sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exterioresaos homens; os outros, a questões humanas. Entretanto, a crença na origem natural de ambos teve o poder de aproximá-los. Além disso, a rápida evolução dos conhecimentos das ciências naturais – física,química, biologia – e o visível sucesso de suas descobertas no incremento da produção material e no controle das forças da natureza atraíram os primeiros cientistas sociais para o seu método de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!