Administraçao

Páginas: 7 (1579 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais 4
2.2 Políticas brasileiras para o desenvolvimento local 4
2.3 Sobre Planaltina-GO 4
2.4 Dadosmunicipais 4


3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

É importante que saibamos a respeito de desenvolvimento econômico de nossa cidade, pois é de onde vivemos e maioria da população tira o sustento de suas famílias, e é por isso que aqui, apresentarei algumas fontes do nosso desenvolvimento.
A nossa historia, cultura e administração e de grande importância e deinteresse de todos e é através de pesquisas do Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) que mostrarei alguns de nossos dados, entre eles estão : população , programas , secretárias , planejamentos e enfim , dados importantes para o nosso conhecimento .

DESENVOLVIMENTO





2.1 Reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais


Vivemos hoje um período deprofundas transformações no sistema capitalista. Tais mudanças devem ser entendidas a partir da crise, iniciada nos anos 70, do padrão de acumulação e de regulação da economia, que configurou o longo período de crescimento do pós-guerra. As reformas observadas apontam para uma maior concentração do capital nas mãos de grandes grupos oligopolistas, fazendo com que os estados nacionais fossem perdendoforças quanto a sua capacidade de atuação na economia, agravada, pela desregulamentação do sistema financeiro internacional. Assiste-se, desde então, a um crescente processo de privatizações e desregulamentações nas economias capitalistas, apoiado nos ideais neoliberais, cada vez mais difundidos. A evolução tecnológica apresentada nesse período faz parte do próprio acirramento da competiçãocapitalista em busca de novos mercados. É nesse contexto que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) adquirem papel fundamental no que se refere à expansão daquelas economias, pois vêm ao encontro das necessidades gestadas no seio da própria transformação por que passa o sistema. Até mesmo a globalização, fenômeno advindo do movimento de internacionalização financeira e produtiva que seobserva nesse período, destaca a importância das TIC, pois se trata de uma nova forma de funcionamento da economia e da sociedade cada vez mais dependentes daquelas tecnologias, quer seja no processo produtivo – adequando-se às necessidades de flexibilização e interconexão entre os diversos mercados –, quer nos processos comunicativos mais diversos. No Brasil, todas essas transformações e, sobretudo aquestão da fragilização do Estado Nacional em seu poder de intervenção na economia tem transferido, nos últimos tempos, aos governos locais ou estaduais, a responsabilidade de promoverem por si políticas de desenvolvimento econômico e social.


2 Políticas brasileiras para o desenvolvimento local


Um grande debate que permeia as discussões políticas e econômicas do país é o de comoalcançar o desenvolvimento sustentável. Após 500 anos de história o Brasil ainda não conseguiu atingir um nível desejável de avanço econômico, mas principalmente social. Vários foram os projetos que proporcionaram ondas de crescimento, mas nenhum deles conseguiu sustentar-se por um longo tempo. Isso resultou em avanços consideráveis, mas insuficientes à demanda do país.
Há um consenso de que dadaà dimensão territorial do país e suas diversidades culturais e geográficas, um plano de desenvolvimento nacional e único não é suficiente para atender as especificidades locais. Ë nesse contexto que o desenvolvimento local aparece como uma ação estratégica para preencher as lacunas deixadas por planos nacionais, que resultaram em grande desigualdade entre as regiões do país e na sociedade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!