Administraçao de redes

Páginas: 13 (3186 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Administração de Redes I Igor Kishi

- Serviço DHCP – 2º Bimestre - Parâmetros que precisam ser configurados para que um computador funcione em rede: - Número IP - Máscara de sub-rede - Default Gateway (gateway padrão) - Número IP de um ou mais servidores DNS. - Com redes a partir de 30 ou 50 estações de trabalho já começa a ficar difícil a configuração manual do protocolo TCP/IP. - DynamicHost Configuration Protocol

Administração de Redes I Igor Kishi

- Podem ser instalados um ou mais servidores DHCP na organização. - Função: automatizar as configurações do protocolo TCP/IP em todos os computadores da rede. - Gerenciamento centralizado, com a definição de faixas de endereçamento que serão atribuídos. - Reduz a complexidade e a quantidade de trabalho administrativo. - O DHCP écomposto do servidor DHCP e clientes DHCP. Termos relacionados:

Administração de Redes I Igor Kishi

- Servidor DHCP: equipamento onde foi instalado e configurado um servidor DHCP. No caso de servidores Windows, os mesmos devem ser autorizados antes que eles possam atender à requisição de clientes. - Cliente DHCP: qualquer dispositivo de rede capaz de obter configuração do TCP/IP. - Escopo:intervalo de endereços IP possíveis para uma rede. - Superescopo: agrupamento administrativo de escopos que podem ser ativados em conjunto. Para configurar a maioria das propriedades usadas em um superscopo é necessário configurar as propriedades dos escopos associados individualmente.

Administração de Redes I Igor Kishi

- Intervalo de exclusão: sequência de endereços IP dentro de um escopo,excluídos dos endereço que serão fornecidos pelo DHCP. - Pool de endereços: definidos o escopo e o intervalo de exclusão, os endereços remanescentes formam o pool de endereços disponíveis dentro do escopo. - Escopo: 10.10.10.100/24 a 10.10.10.150/24 - Intervalo de exclusão: 10.10.10.130/24 a 10.10.10.140/24. - Pool de endereços?

Administração de Redes I Igor Kishi

- Concessão: período detempo durante o qual um cliente DHCP pode usar um endereço que ele recebeu do servidor DHCP. - Reserva: assegura que um dispositivo de hardware sempre pode usar o mesmo endereço IP. A vinculação é feita a partir do endereço MAC. - O DHCP utiliza um modelo cliente-servidor. As informações de configuração são mantidas no banco de dados dos servidores DHCP. - Qualquer computador ou outro dispositivoque suporte o DHCP é considerado um cliente.

Administração de Redes I Igor Kishi

- O documento que estabelece o comportamento de um cliente é a RFC 2132. - No caso do SO Windows, o DHCP é suportado desde a versão 3.0. - Endereço APIPA: usado quando o cliente não consegue se comunicar com o servidor DHCP. É atribuído então um endereço IP da 192.254.0.0/16. - O serviço DHCP entra emfuncionamento a cada vez que o computador foi inicializado. - Não sendo encontrado nenhum servidor, um endereço 192.254.0.0/16 é atribuído.

Administração de Redes I Igor Kishi

- O cliente busca um servidor DHCP a cada 05 minutos. - Por padrão, o cliente irá tentar renovar a concessão quando 50 por cento do tempo de concessão atribuído tiver expirado. A renovação acontece quando o servidor DHCP porcontatado com sucesso. - As etapas para o processo de concessão são as seguintes: - O cliente emite uma mensagem conhecida como DHCP Discover. Ela é enviada na forma broadcast, ou seja, para todos na rede.

Administração de Redes I Igor Kishi

- Esta mensagem possui um formato específico, que será reconhecido somente pelo servidor DHCP. - O servidor DHCP responde com a oferta de um endereço IPe demais informação. Essa mensagem é conhecida como DHCP Offer. Ela também é enviada como broadcast, neste caso o cliente aceita a primeira mensagem que chegar. - Ao receber a mensagem anterior, o cliente seleciona o endereço oferecido encaminhando um pacote DHCP Request.

Administração de Redes I Igor Kishi

- O servidor DHCP recebe o pacote DHCP Request e o aprova retornando uma mensagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esab
  • Administração e gerencia de redes industriais
  • Prova administração de redes
  • Administração e gerência de redes
  • Administração de redes de computadores em empresa
  • Administração de Redes
  • ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA DE REDES
  • Administração e Gerencia de Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!