Administraçao arte ou ciencia

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO METODOLOGIA DA PESQUISA ACADÊMICA 1. A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO De um modo geral, todos os trabalhos científicos e acadêmicos têm a mesma estrutura, composta de três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Antes da introdução e depois da conclusão existem as partes que devem ser colocadas namontagem final de qualquer trabalho escrito (Capas, folha de rosto, sumário, referências e anexos, quando forem necessários). Todo trabalho científico exige do autor poder de análise, reflexão e síntese. 1.1. Introdução É importante, ao escrever a introdução, evitar-se alguns erros como:     Introdução-eloqüente: muito retórica, contém palavreado bonito, mas sem sentido e objetividade.Introdução-histórica: contendo análise histórica muito extensa e sem objetivo prático para o assunto estudado; Introdução-exemplo: com número exagerado de exemplos, o que impede o leitor de se fixar no corpo do trabalho; Introdução-solução: a solução é dada antecipadamente, impedindo o leitor de se fixar no corpo do trabalho;

A introdução é antes de tudo:      Definição do tema: anúncio doassunto e do problema estudado; Delimitação: extensão do tema, do prazo e outros aspectos que especifiquem o objeto de estudo; Justificativa: relevância do assunto/tema, existência de estudos anteriores, contribuição para a solução de problemas; Objetivos: os objetivos traçados para o trabalho; Metodologia: métodos de abordagem, procedimentos e técnicas.

Ou seja, a introdução anuncia um tema,justifica a escolha, delimita o tempo, espaço e aspecto focalizados, apresenta os objetivos, indica a metodologia utilizada,, além de anunciar as partes do trabalho.

1.2. Desenvolvimento É o corpo do trabalho no qual se encontra a fundamentação lógica da pesquisa. Deve ser dividido em partes de tamanhos equivalentes e deve-se apresentar as idéias indo do geral para o específico. 1.3. ConclusãoResumo completo e bem sintetizado da argumentação de dados e exemplos existentes nas partes anteriores. Deve conter a relação entre as partes do trabalho, que em alguns casos aparecem como o título de políticas e estratégias indicadas.

2. A LEITURA NO ESTUDO    Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só aampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico. Ler significa também eleger, escolher, ou seja, “distinguir os elementos mais importantes daqueles que não o são e, depois, optar pelos mais representativos e mais sugestivos.” Sendo os textos uma fonte inesgotável de idéias e conhecimentos, deve-se ler muito e continuamente. Entretanto, não basta lerindiscriminadamente, é preciso saber ler. A leitura é válida somente quanto assimilada.

Quanto à importância    A leitura é considerada um dos fatores decisivos do estudo e é imprescindível em qualquer tipo de investigação científica. Favorece a obtenção de informações já existentes, poupando o trabalho da pesquisa de campo ou experimental. A leitura propicia a ampliação de conhecimentos, aumenta ovocabulário, permitindo melhor entendimento do conteúdo das obras. Através da leitura pode-se obter informações básicas ou específicas. A leitura serve como meio eficaz para aprofundamento dos estudos e aquisição de cultura geral.

Quanto a natureza a) Leitura de entretenimento ou distração: visa apenas o divertimento, passatempo, lazer, sem maiores preocupações com o aspecto do saber.Despertam no leitor o interesse e, em conseqüência, a formação do hábito da leitura. Neste item estão incluídos alguns tipos de periódicos e obras literárias. b) Leitura de cultura geral ou informativa: objetiva tomar conhecimento, de modo geral, do que ocorre no mundo, mas sem grande profundidade. Ligada a cultura geral, às notícias e informações genéricas. Engloba trabalhos de divulgação, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração: ciência, técnica ou arte
  • Administração: Arte ou Ciência?
  • Administração Ciência é Arte
  • Resenha: Administração é ciência ou arte?
  • Administraçao ciencia ou arte
  • Administração: Ciência ou arte?
  • Administração: ciência, técnica ou arte?
  • Administração é uma arte ou uma ciência?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!