Administraçãoderh

Páginas: 6 (1433 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
ALIANÇA COM DEUS
Salmos 89.3,4
-Introdução: Davi sabia o que era uma Aliança. Ele fez alianças com várias pessoas como com Jônatas, uma aliança de amizade (I Samuel 18.3; 20.16; 23.18), com Abner uma aliança de troca para que trouxesse até ele sua esposa Mical (II Samuel 3.12,13), com o povo de Hebrom uma aliança real onde começou a reinar antes de dominar todo o Israel (II Samuel 3.21; 5.3; ICrônicas 11.3; 23.3). Em todos estes acordos com pessoas Davi sabia de suas obrigações e as cumpriu.


Embora tivesse feito tantos acordos com homens, Davi ainda não tinha feito uma Aliança com Deus.
Davi era um adorador. Muito mais que pastor, músico, soldado, general ou rei, ele era um adorador. E seu maior sonho era construir uma casa para adorar a Deus. Para isso trabalhou muito e juntoumuito ouro, madeiras raras, pedras e utensílios preciosos para construir um templo (I Crônicas 22.2-5; 14). Contudo o Senhor não lhe permitiu construir o templo, mas lhe prometeu que seu descendente construiria.
Davi queria ver o Templo de Deus, mas este não foi o sinal visível da Aliança de Deus com ele. O Senhor não permitiu por que Davi havia derramado muito sangue nas guerras (I Crônicas28.3) e para construir a casa de Deus deveria ser alguém pacífico como foi Salomão, que significa ‘paz’ (I Crônicas 22.9).
Qual é o sinal da Aliança com Deus?
Vamos descobrir alguns princípios estabelecidos por Deus em sua aliança com Davi através de alguns sinais visíveis em sua vida:
[pic][pic]
1- O Trono - Aliança para a família:
Salmos 132.10-12.
O trono era um sinal visível da Aliança deDeus com a Família de Davi. O trono se tornou algo real para Davi. Ele via seu trono todos os dias. E talvez se perguntasse ‘quem se sentará neste trono depois de mim?’. Embora tivesse treze filhos (I Crônicas 14.4), isso não garantia sua dinastia. Ele sabia que o trono e a coroa são estabelecidos por Deus. Por isso Deus lhe deu uma promessa de que seus filhos se assentariam para sempre no tronode Israel como dinastia real do povo de Deus.
Davi era um excelente pastor, ótimo músico, soldado e general invencível, bem como rei poderoso, mas como pai deixou muitas faltas. Foi um pai ausente e teve problemas terríveis que foi Amom seu filho abusar de sua irmã Tamar (II Samuel 13.1-10) e Absalão matou Amom (II Samuel 13.20-33). A partir de então Davi passou a se preocupar mais com afamília.
Através dessa promessa, Deus estava fazendo uma Aliança com a família de Davi. Essa era uma promessa de que sua geração seria abençoada por Deus.
Creia que Deus tem promessas para sua família como nos diz Atos 16.31 “crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”. Precisamos cuidar primeiro da família se não estamos negando a fé (I Timóteo 5.8).
Deus quer fazer uma Aliança com suaFamília!    


2- Os inimigos - Aliança de misericórdia: II Samuel 7.8-16
A presença de inimigos era um sinal visível da Aliança de Misericórdia que Deus lhe tinha prometido, por isso falou no Salmos 23.5: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálix trasborda”.
Os inimigos sempre estavam diante de Davi. Ele sempre lutou contraadversários. Deus lhe tirou de “detrás das malhadas” de ovelhas (v.8), livrou ele dos seus inimigos (v.9), Deus preparou um lugar para o povo não ser perturbado pelos “filhos da perversidade” (v.10), deu-lhe “descanso dos inimigos” e lhe permitiu edificar uma casa para descanso (v.11).
Quanto ao descendente de Davi, Deus lhe prometeu o reino estabelecido (v.12) e que construiria uma casa para Deus(v.13). O Senhor prometeu que trataria Salomão como um Pai (v.14), mas que se pecasse “castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens”, ou seja, os inimigos voltariam.
Nesta Aliança, Deus garantiu que sua “misericórdia não se apartará” (v.15), mesmo que houvesse qualquer adversidade e que para sempre um descendente de Davi reinaria em seu lugar (v.16).
Os inimigos na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!