Administração

Páginas: 20 (4799 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
Estudo de caso da Empresa Cacau Show.

1. Introdução
Nas últimas décadas pôde-se observar um interesse crescente em estudos e pesquisas relacionados ao fenômeno empreendedorismo. As características dos empreendedores são estudadas sob o ponto de vista da criação de um negócio, das características do desenvolvimento organizacional e do sucesso destes empreendimentos.
A idealização de umempreendimento, e posteriormente sua implantação no mercado testam, constantemente, as habilidades, conhecimentos e atitudes do empreendedor. De acordo com as estatísticas do SEBRAE (2004), aventurar-se no mercado instável ao qual a nação está submetida, não apenas por desequilíbrios na economia nacional, mas também mundial, é sinônimo de grande ousadia.
Considera-se que os indivíduos ousados sãoempreendedores que podem obter êxito no crescimento e desenvolvimento de sua organização, tornam-se modelos de sucesso para estudiosos e outros indivíduos com capacidades empreendedoras.
Neste sentido, captar, descrever e analisar o fenômeno empreendedor é, segundo o GEM (2006), fundamental para o desenho de ações futuras na promoção do desenvolvimento regional. O empreendedor enfrenta o desafio delegitimar a viabilidade de seu sonho, criar a organização e colocar seus produtos no mercado; a empresa inicia um caminho conhecido como ciclo de vida organizacional.

2.2 O Caso Cacau Show
Alexandre Tadeu da Costa é o filho mais novo de um casal empreendedor. Enquanto o menino era crianças a mãe revendia produtos por catálogos (Avon e Tupperware), função na qual o caçula era seu auxiliar.Rapidamente sua mãe destacou-se na tarefa e foi promovida a supervisora, tornando-se responsável por outras revendedoras. Vislumbrando uma oportunidade de negócio ela expandiu as vendas para outras marcas de produtos a domicílio. O negócio progrediu e a família montou um escritório, distribuindo produtos de diferentes empresas, além de desenvolver seus próprios catálogos de vendas, com produtos comolingerie, malhas e chocolates. Esse produto, porém, apresentou problemas com o fornecedor e a família o eliminou a lista de revendas.
Aos 17 anos, Alexandre pediu seu afastamento da atividade familiar por estar insatisfeito com a remuneração recebida e acreditar que seu potencial estava sendo mal explorado.
Mesmo fora do pleito familiar, o jovem continuou a contar com o apoio dos seus, que lhedeixaram reativar o negócio das vendas de chocolates por catálogo (chamado de Cacau Show), para o qual seu tio emprestou-lhe dinheiro necessário à aquisição da matéria-prima. Era o início do sonho. Em sua primeira incursão por conta própria visitou clientes de pequenos estabelecimentos comerciais e vendeu, em poucos dias, 2000 ovos de Páscoa (500gr, 200gr e 50gr conforme anunciado nos catálogos), queainda não existiam. Alexandre tratou de fazer um acordo com um pequeno fabricante de chocolates para vender seus produtos, mas esqueceu de confirmar os tamanhos dos ovos. Ao retornar à fábrica de chocolates com o pedido descobriu que cometera um enorme engano, a empresa não fabricava ovos de 50g e não teria condições de fabricá-los. Com receio de que isso comprometesse seu nome no ramo, saiu embusca de uma solução para o problema, praticamente às vésperas da Páscoa. Seu objetivo era encontrar alguém que pudesse fabricar esses ovos a tempo. Depois de muitas negativas, em uma distribuidora encontrou uma senhora, D. Cleuza, que comprava matéria-prima para fazer ovos de chocolate à sua família e ofereceu-lhe não só sua residência, mas também ajuda para fabricar os ovos de 50gr junto comAlexandre. Após muitas horas de trabalho intenso, os pedidos foram entregues no prazo determinado. Esta primeira dificuldade do jovem o levou a concluir que havia um nicho de mercado inexplorado: chocolates artesanais na cidade de São Paulo. Desta forma, em 1989 nasce oficialmente a empresa Cacau Show, com um investimento de 500 dólares (dinheiro que obteve das vendas iniciais) em uma área 12m²...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!