Administração

Páginas: 61 (15153 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
UNIDAVI - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLEGIADO DE ÁREAS DAS CIÊNCIAS SOCIALMENTE APLICÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

PLANEJAMENTO DAS FINANÇAS PESSOAIS: Benefícios e influências na qualidade de vida

MARILÉIA GÜNTHER

RIO DO SUL/SC FEVEREIRO 2008

2

MARILÉIA GÜNTHER

PLANEJAMENTO DAS FINANÇAS PESSOAIS: Benefícios einfluências na qualidade de vida

Trabalho semestral a ser apresentado para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, do Curso de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional, da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Profª. Orientadora: Ivoneti da Silva Ramos, Msc·.

RIO DO SUL/SC FEVEREIRO 2008

3

MARILÉIA GÜNTHER

PLANEJAMENTO DAS FINANÇAS PESSOAIS:Benefícios e influências na qualidade de vida

Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas e Desenvolvimento R egional, da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, pela seguinte banca examinadora:

Profª. MSc Ivoneti da Silva Ramos Orientadora

Banca Examinadora:

Ivoneti da Silva Ramos Prof.ª Orientadora

Giovani Nicoletti Profº Membro

Frederico SantosDamasceno Profº Membro

RIO DO SUL/SC FEVEREIRO 2008

4

DEDICATÓRIA

À minha filha Bruna Carolina, que me impulsionou a buscar vida nova a cada dia, e por ter aceitado se privar de minha companhia, pelos estudos, permitindo-me a oportunidade de me realizar ainda mais.

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por me conceder saúde e consequentemente a oportunidade de realizar meusobjetivos e sonhos.

À minha filha, Bruna Carolina, que sempre esteve ao meu lado me apoiando e sendo motivo de orgulho.

Em seguida aos professores Marcos Roberto Cardoso e Luiz Alberto Neves como idealizadores do curso, tornando tudo isso realidade, e pela incansável dedicação contribuindo diretamente para o aprimoramento intelectual, profissional e pessoal que acredito ter adquiridoatravés do vínculo estabelecido.

À minha orientadora professora Msc. Ivoneti da Silva Ramos, pela capacidade, sensibilidade e disponibilidade com que sempre me orientou.

E a todos os meus familiares e amigos que colaboraram de uma forma ou de outra para a sua concretização.

6

EPÍGRAFE

“Sua tranqüilidade financeira não depende da sorte. Depende de um bom planejamento financeiro.” (LouisFrankenberg)

7

GÜNTHER, Mariléia. Planejamento das finanças pess oais: Benefícios e influências na qualidade de vida. Rio do Sul, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Curso de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional.

RESUMO

A dificuldade em lidar com o dinheiro não pode ser julgada como uma dificuldade apenas daatualidade. O dinheiro sempre foi e ainda continua sendo motivo de preocupação, senão pela sua escassez, pela falta de planejamento financeiro pessoal eficiente. Outro obstáculo encontrado também é como geri-lo de forma correta e obter plena satisfação das necessidades e desejos de maneira consciente e equilibrada, obedecendo em todo o tempo aos limites de renda de cada indivíduo. Anos de inflação, e aausência de um planejamento financeiro eficaz que oriente a população a administrar e a gastar de forma adequada, ou seja, realizar um paralelo entre receitas e despesas, trouxe, e até então traz, sérias implicações no comportamento financeiro pessoal que influencia principalmente na qualidade de vida. O fator consumismo aliado à globalização surge também promovendo a circulação de produtos,imagens e idéias interferindo diretamente o comportamento dos consumidores, levando-os a gastar além de suas possibilidades. O objetivo deste estudo baseia-se em apresentar os benefícios e as influências de organizar as finanças pessoais na qualidade de vida. Justifica-se a realização pela relevânci do tema, pois se a compreende que os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!