Administração

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO

A responsabilidade é o fundamento primeiro e essencial da estrutura ética, a qual não aparece como suplemento de uma base existencial prévia.
Sob o ponto de vista filosófico tradicional, a responsabilidade se constituicomo decorrente da liberdade. A noção de responsabilidade é baseada na noção de escolha livre. Uma ação é livre na medida em que se responde por ela. Em princípio, se o ser humano é livre, então cabe a ele assumir as conseqüências dos seus atos. Do contrário não haveria como ser moralmente responsável pelo seu agir. Se as decisões fossem tomadas ao acaso, sob o ponto de vista ético, político e,também, jurídico, haveria a ausência de responsabilidade, nunca haveria culpados. A liberdade de escolha é condição de possibilidade para que o sujeito seja responsável pela sua ação ou omissão. Cabe a cada um responder, diante de si mesmo e diante dos outros, pelo que faz ou pelo que deveria fazer e não fez. Nesse sentido, a responsabilidade exige fundamentalmente a consciência dos atos praticados,a capacidade de entendimento adequado aos princípios éticos. Por outro lado, sem responsabilidade não há liberdade. A liberdade depende da responsabilidade que se lhe impõe como desafio até mesmo para se afirmar como tal. Sem a responsabilidade a liberdade se desvanece, vira libertinagem. Sob o ponto de vista ético o sujeito é responsável quando é capaz de se auto determinar, quando quer e sabe,isto é, quando tem consciência. O termo consciência refere-se à capacidade de reconhecer que existe algo para além de si. Mas, nesse contexto, ter consciência é ser capaz de reconhecer o bem e o mal, o certo e o errado. Ter consciência ética é ser capaz de escolher e assumir voluntariamente determinadas normas morais, atitudes e posturas éticas diante das mais diversas situações enfrentadas nodecorrer da vida pessoal e profissional. Questões relacionadas à moral e a ética, no contexto sócio-politico-economico, perda de valores: honestidade, sabedoria e sensibilidade.
A distinção da relação entre a ética e a moral é que elas não são um conjunto de verdades fixas e imutáveis; ambas apresentam um caráter histórico.
Todo ser humano que se prepara para qualquer área, que, sequalificou e teve experiência comprovada, ele tem que seguir sua linha de conduta, ética e moral. Quando você tem um objetivo ou uma meta de crescimento, não cabe na postura de uma pessoa certo tipo de comportamento, gestos exagerados e também brincadeiras que constrangem os colegas. Não cabe a um profissional este tipo de comportamento, porque assim não passa credibilidade para a pessoa que tequer contratar.
Grande parte dos quesitos dos testes está voltada para a medição da capacidade de discernimento do indivíduo relativa a diferenças entre as coisas que o rodeiam. A pessoa que se sente imatura, jovem ou adulto, precisa primeiro “complicar” sua visão das coisas, no verdadeiro sentido da palavra “discernimento”. Precisa tornar-se um observador arguto, atentar para asdiferenças à sua volta e estudá-las. Estará combatendo o principal problema da imaturidade: a “visão estreita” responsável por uma mente acanhada que conduz à teimosia, à intolerância, ao autoritarismo irracional e a outros males da imaturidade. Ele pode ser ensinado a começar o seu treinamento a partir de observações simples, como as diferenças entre as pessoas. Esse exercício não consiste emdescrever e rotular tipos, mas em observar, anotando mentalmente, as diferenças entre os colegas e amigos: um difere dos demais porque é muito loquaz; outro é diferente porque ouvem os outros com atenção; um terceiro é diferente porque gosta de presentear os colegas, outro é fofoqueiro, outro é piadista compulsivo, outro se distingue por ser muito aplicado aos estudos, outro porque é muito apressado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!