Administração

Páginas: 8 (1912 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO DISCIPLINA TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da
Administração e Abordagem Clássica da Administração

introdução..........

Administração como Habilidade Humana:
As organizações são formadas por pessoas. Não se pode deixar de mencionar os demais recursos que são necessários para a existência de umaempresa, como recursos financeiros, tecnológicos etc., mas o que merece destaque é que as pessoas dão dinâmica e vida às empresas; sem elas os demais recursos continuarão inertes e, como resultado, não haverá atividade produtiva.
A partir dos anos 1930, passou-se a perceber que era necessário uma atenção maior das relações humanas dentro das empresas, dos comportamentos dos grupos informais e doselementos emocionais, até então passados despercebidos. Desse momento em diante, passou a caber ao administrador, mais do que nunca, estar dotado de habilidade humana no seu papel de gestor e líder, fazendo com que essa força de trabalho seja aproveitada da melhor forma possível, para que assim seja alcançado o objetivo de toda empresa: máxima prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo ao colaborador.Acontecimentos Sociais que Ocasionaram o Surgimento das Teorias da Administração:
Desde 10.000 a.C., as primeiras civilizações (sumérios, mesopotâmios e egípcios) possuíam padrões administrativos bem definidos, nos templos, aldeias e na organização do trabalho agrícola. Os gregos, no chamado século de ouro (séc. V a.C.), reconheceram a administração como uma arte separada e defendiam a abordagemcientífica do trabalho. Os romanos possuíram uma máquina administrativa que funcionava de forma descentralizada em todas as províncias do Império Romano.
Outras raízes históricas da Administração podem ser vistas no Império Otomano, no controle de seus feudos, e na Igreja Católica, na Idade Média. A Igreja Católica e as instituições militares foram os grandes responsáveis pela evolução daAdministração, na adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
Filósofos, desde os gregos como Platão e Aristóteles (que discorreram sobre os princípios sócio-políticos do desenvolvimento da sociedade grega) aos grandes nomes do século XVI (Idade Moderna, com suas modificações na estrutura social do mundo), como Maquiavel, René Descartes, Francis Bacon eThomas Hobbes, falaram sobre a forma de governar, a necessidade da experimentação científica e do método para chegar-se a resultados compensadores (idéias básicas da Administração), assim como a necessidade de controle e ordem da vida social.
Chegamos à Revolução Industrial: o fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeuao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas.
Conforme MAXIMIANO (2000, p. 147) a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, é resultado de dois eventos importantes – o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor por James Watt em 1776 – que revolucionaram a produção e a aplicação dosconhecimentos administrativos. Iniciada na Inglaterra e espalhada pelo mundo civilizado, divide-se em dois períodos distintos:
- 1780 a 1860: 1ª Revolução Industrial, revolução do carvão e do ferro. Há uma revolução nos meios de  transportes e comunicações: surge a navegação a vapor, a locomotiva a vapor, o telégrafo e o telefone. É o início do Capitalismo.
- 1860 a 1914: 2ª Revolução Industrial,revolução do aço e da eletricidade. Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta  a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial, a saber:
a) crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
b)  necessidade de maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!