Administração

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
CARTA

É um meio de comunicação utilizado por empresas, e tem como objetivo iniciar, manter e encerrar transações.
Antigamente era o usado o modelo denteado, que era feita por meio de aberturar de parágrafos, hoje em dia se utiliza o método em bloco, ou seja, uma única margem vertical do lado esquerdo.

Existem alguns elementos necessários para redigir uma carta:
- O número de expedição:item necessário para o controle em seu arquivo.
- Data: Não é aconselhável o uso de nenhum sinal de pontuação nos elementos data, vocativo e fecho, isso é usado pelos norte-americanos.
O correto é colocar o dia sem o (0), o local com letra maiúscula, (a vírgula ) após o local, o dia, mês com letra minúscula , não se deve colocar ponto nem espaço entre o ano, e ponto final, após o ano.
-Destinatário/ endereçamento: o uso do endereço do destinatário usa-se somente no envelope, a única situação que é permitida o uso do endereço na própria carta é no caso de envelopes janelados.
Existem algumas formas de como se pode estruturar o destinatário:
• O uso do À com crase, sempre quando ficar subentendida a palavra empresa.
• Usa-se também o Ao, e A.
• Quando se quiser dirigir acarta a uma pessoa específica, usa-se At. e A/C .Nunca o At. deverá vir ao final do texto, pois significa atenciosamente. Igual a atenção ou A/C este código deve ser utilizado somente no envelope, que significa que é para a pessoa a quem foi enviada ( de direito ).Não é usado o Att, pois se trata de uma palavra em inglês, não utilizamos em nosso método.
- Referência / Assunto: a referência dizrespeito ao número de documento mencionado, já o assunto se refere ao tema que será tratado na correspondência.
O correto é colocar assunto: ...., e quando houver a necessidade de colocar os dois juntos, a melhor solução é: Assunto:...../ Sua Carta-Proposta n......
- Vocativo: o uso do vocativo,trata-se de uma invocação ao destinatário, ele deve concordar em gênero e número com este. Sempreapós o vocativo, usa-se a vírgula, e também o uso dos dois pontos, embora não recomendado, estaria correto do ponto de vista gramatical.
- Texto: o texto inicia-se sempre sem abertura de parágrafo, como também o “Atenciosamente”, ambos alinhados na mesma margem esquerda.
- Nome e cargo/ função: antigamente usava-se a linha para a anteposição da assinatura,o correto é colocar o nome dosignatário, e não mais ( exemplo ) o departamento. Então, devemos colocar o nome e a assinatura, ambos são importantes, e não se deve deixar de registrar.
- Anexos: a palavra anexo, tem por objetivo apontar de forma simples, a inclusão de outros documentos. O correto é colocar o nome do documento citado ou a quantidade dos documentos incluídos, para que facilite todo o conteúdo dacorrespondência.

Exemplo de Carta:

Jundiaí,26 de maio de 2008.

CONSULTORIA PC SPEED
At. Sra. Maria Cristina de Moraes Taffarello

Assunto: Consultoria

Prezada Senhora,

Manifestamos nossa apreciação pelo excelente trabalho executado pela equipe de consultores dessa empresa, na revisão de todos os controles internos relativos às áreas administrativas.

As contribuições feitas pelos membros daequipe serão de grande valia para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho que estão sendo utilizados.

Queira, por gentileza, transmitir-lhes nossos cumprimentos.

Atenciosamente,

Rogério Santana Almeida
Diretor Administrativo e Financeiro

Mala Direta

A Mala Direta é uma carta de promoção ou comunicação de uma empresa ou negócio para um grupo de pessoas. Ela deve ser persuasivae emocionante, provocar a ação de quem a lê, para despertar nas pessoas o desejo de agir.
Usa-se um meio da propaganda para a elaboração de uma Mala Direta, a chamada AIDA.
A – ATENÇÃO: é preciso conquistar a Atenção do leitor / cliente-alvo. O principal é chamar a atenção começando pelo título e incluindo os primeiros parágrafos para prender o leitor, deve apresentar um benefício. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!