Administração

Páginas: 27 (6579 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A História

A idéia do bistrô nasceu de uma imensa vontade de fazer algo que se é apaixonado e de uma oportunidade que não se pode deixar passar.
Desde muito pequena, a proprietária do negócio, alimentou uma paixão muito grande pela cozinha. Acompanhava de longe (e muitas vezes, de muito perto) as peripécias de sua mãe e depois, de sua avó no fogão, e era tomada pelos cheiros e sons dacozinha, se deixando levar pelos seus encantos e mistérios.
Decidiu então, que algum dia, este seria seu destino: fazer de sua paixão, meio de vida.
Entre os capítulos que escreveu em sua vida, a proprietária galgava paralelamente, o conhecimento, as informações e as relações necessárias para que seu sonho se tornasse real. Uma amiga, que tornou-se mais tarde sua sócia, foi o “empurrão” que faltavapara começar sua empreitada. A proprietária formou-se em Gastronomia e sua sócia em Administração de Empresas, tornando o conjunto viável para a concretização de um sonho, com embasamento técnico.
Surgia então o Café Cultura, em 2010, que levou este nome por conta de seu cardápio que agregava a culinária de vários países e a mistura da família de cada uma das sócias: italiana, portuguesa e alemã.Equipe de trabalho

Para um estabelecimento de 35 m2, devemos ter uma equipe de no mínimo 4 ou 5 pessoas, sendo:
• 2 pessoas na cozinha:
✓ Chef – Deverá ter ensino superior, normalmente tem especialização em uma das áreas da gastronomia, porém é responsável pela coordenação da equipe, controle das solicitações de compras em conjunto com o gerente (parte financeira) e/ouproprietário do estabelecimento, por montagem do cardápio em geral.
✓ Sous chefe – Também deve ter ensino superior, porém, tem menor experiência e ocupa um cargo menor como chef “novato”, cumpre as orientações do chef e coordena a equipe na sua ausência.
✓ Cozinheiro (opcional – se o chef não executar esta função) – Deverá ter curso técnico e/ou de aperfeiçoamento, responsável pelapreparação dos alimentos e armazenagem dos mesmos.
• 1 pessoa no salão:
✓ Garçom – Deverá ter curso técnico e/ou de aperfeiçoamento, para servir clientes, identificando suas necessidades e aplicando técnicas adequadas de serviços, a fim de proporcionar atendimento diferenciado, fidelização e sustentabilidade do negócio.
• 1 pessoa para higienização:
✓ Auxiliar de limpeza –Deverá ter o ensino fundamental completo e suas atribuições são a conservação e limpeza dos locais, além de efetuar a remoção de lixo, fazer lavagem de vidraças e persianas, desentupir ralos e pias e executar outras tarefas da mesma natureza.

INTRODUÇÃO

Antes de iniciar um negócio, devem-se ressaltar os tópicos que irão fazer parte de um Plano de Negócio, o perfil do ambiente ovislumbre no qual o empreendedor irá buscar sua oportunidade organizacional. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender? 
Existemalgumas divergências quanto à origem do nome "Bistrô". Alguns acreditam que o nome é de origem russa surgido em 1815 quando os russos, após se apossarem de Paris invadiram os cafés da cidade aos gritos: "Bistro, bistro!" (ou "Rápido, rápido!"). Outros fazem referência à mistura de café e aguardente, chamada de "bistrouille" - bebidas que se tornaram comuns nos bistrôs no final do século XIX.(BESSON,2007) Em sua forma "original", os bistrôs na França surgiram como pequenos restaurantes, simples de decoração rústica e quase sempre comandados por uma família. Com um cardápio pequeno ofereciam pratos tradicionais da cozinha francesa, em porções fartas e baratas.
  Na prática, entretanto, a realidade dos Bistrôs brasileiros, em sua maioria, é um pouco diferente dos originais franceses. De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!