Administração

Páginas: 23 (5585 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
VI SEMEAD Estudo de Caso
Marketing



Marketing Imobiliário: uma abordagem preliminar do marketing mix no mercado de Londrina.

Autores:

Luciane Maria Stahl
Pós-Graduanda em Metodologia de Ação Docente – UEL
Bacharel em Administração – UEL
e-mail: lucianestahl@sercomtel.com.br

Mario Nei Pacanhan
Doutorando em Administração - FEA/USP
Mestre em Administração – PUC-SP
Docenteda UEL
e-mail: marionei@onda.com.br

Marketing Imobiliário: uma abordagem preliminar do marketing mix no mercado de Londrina.

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a utilização das ferramentas de marketing, especificamente o marketing mix, pelas incorporadoras de imóveis residenciais verticais na cidade de Londrina - PR. Para isso buscou-se inicialmente levantar dados sobre oConstrubusiness, como a sua representatividade em âmbito nacional e regional. Posteriormente recorreu-se a revisão da literatura sobre o marketing imobiliário, o comportamento de compra e marketing estratégico, utilizando como referência para a análise a teoria dos “4 P’s” apresentada por Kotler (1998). Em seguida é apresentada a pesquisa de campo, que por se tratar de uma pesquisa exploratória equalitativa, foi realizada através de três instrumentos de coleta: questionário, pesquisa histórica e observação, demonstrando os cuidados a serem seguidos pelas empresas do setor bem como as particularidades do marketing imobiliário.


Introdução

As organizações são estruturadas compostas com o propósito de obter lucro, e para atingir esse objetivo, é necessário que ela estejaem sintonia com o mercado, oferecendo aquilo que o seu público-alvo deseja adquirir, e é essa a principal função do Marketing: identificar as necessidades e tentar supri-las da melhor forma possível.
A administração do composto de marketing se torna primordial para as empresas que desejam se estabelecer e manter um relacionamento duradouro com o mercado. No caso específico do ramoimobiliário este composto apresenta algumas particularidades, que serão evidenciadas no decorrer desta pesquisa.
A escolha deste segmento se deu por dois motivos principais: primeiro pela importância da construção civil para o país e para a região de Londrina e segundo por se caracterizar como um tipo específico e diferenciado de marketing, ainda pouco explorado pelos estudiosos dosetor.
Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo que teve como objeto de análise a indústria da construção civil de Londrina, mais especificamente as incorporadoras de imóveis residenciais. A população é constituída de 18 empresas, no entanto o instrumento de coleta direto (questionário) foi respondido por 10 empresas, já que 5 não estão atualmente incorporando nenhum empreendimentoresidencial. Esta amostra, no entanto, não se mostrou inadequada visto que o tratamento dado aos dados é qualitativo e a pesquisa não tem como propósito a generalização dos resultados.
O principal objetivo, portanto, é o de identificar as práticas relacionadas ao composto mercadológico pelo setor imobiliário de Londrina, seguindo o modelo proposto por Kotler (1998), ou seja, os 4P’s, criando assim subsídios para pesquisas futuras e norteando algumas ações estratégicas de marketing para as empresas do setor.



Construbusiness



A cadeia produtiva da construção civil é denominada desde o início da década de 1990 como Construbusiness, e é composto por cinco segmentos: material de construção, bens de capital para a construção, edificações, construção pesadae serviços diversos.
Em 1995, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cerca de 70% de todos os investimentos feitos no país passaram pelo Construbusiness, investimentos estes que chegaram a US$ 83 bilhões.
Somente no ano de 2000 o Construbusiness foi responsável por 15,6 % PIB nacional, dos quais 6,2 % são provenientes apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!