Administração

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Ao analisarmos contextos empresariais, um dos princípios fundamentais na gestão organizacional é o estoque. Estoque nada mais é do que a composição de materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados, que serão utilizados em determinado momento na empresa, lembrando que esta acumulação de recurso é primordial para futuras necessidades da empresa e quando ocorrendo em níveisadequados, se torna algo normal para o sistema produtivo (Chiavenato, 1991). Isto ocorre devido à diferença de ritmos entre fornecimento e demanda.
A capacidade de uma empresa e seu processo produtivo pode também ser mensurada através da capacidade de estoque, sendo possível através da analise de estoque, descobrindo desta forma se está ocorrendo lucro ou prejuízo. Também é de extrema importânciaressaltar que esta analise executada corretamente, proporciona uma gerencia correta na tomadas de decisões.
Portanto em um primeiro momento a gestão de estoque visa manter os recursos ociosos em constante equilíbrio em relação ao nível econômico da empresa, mantendo sempre disponível estes itens para a geração de lucros e serviços.

Atualmente percebeu-se que recursos parados por grandesperíodos, sem necessidade, sugam das organizações um alto grau de investimento. Portanto as empresas passaram a estudar melhor seus estoques levando como objetivo a diminuição dos investimentos em itens sem rotatividade. Acredita-se que o maior desafio dos administradores de materiais e recursos patrimoniais da atualidade seja a melhor utilização dos recursos em suas cadeias produtivas.
Administrarestoques é uma arte resultante de técnicas que devem ser utilizadas pelos gestores a fim proporcionar alternativas que possibilitem diminuir a necessidade em disponibilizar altos valores em recursos financeiros na compra e no armazenamento de materiais sem certa necessidade de aquisição.
Para este problema tão atual, a saída usada por muitas empresas em suas análises, foi a utilização de um estudoexecutado por volta do século XIX, por um estudioso italiano chamado Vilfredo Pareto, que em suas pesquisas verificou que 80% do território italiano pertenciam a cerca de 20% da população, mais tarde ele percebeu que esta regra poderia ser usada para outros aspectos da sociedade, a partir daí esta pesquisa começou a ser chamada de Lei 80/20 e hoje de Curva ABC.
A Curva ABC possibilita aoadministrador visualizar qual item em estoque representa maior consumo e qual item necessita de maior recurso para se manter. A partir deste sistema, poderá ser mais bem planejado o suprimento de estoque, focando em itens que são essenciais para o funcionamento contínuo das atividades da empresa. Segundo Pinto (2002) a Curva ABC além da gestão de estoque, pode ser usada para a definição de políticas devendas, para o estabelecimento de prioridades e para a melhor programação de produção.

Uma analise ABC primeiramente consiste na separação dos itens de estoque, havendo uma classificação em três grupos de acordo com o valor de produção, quando sendo produtos acabados ou valor de consumo, quando falamos em produtos em processo, matérias-primas e insumos. Estes preços independente da classificaçãodo estoque serão multiplicados pela demanda ou consumo dos itens analisados de um determinado período.
Posteriormente surgirão três grupos que determinarão a classificação dos produtos, subdivididos pelas nomenclaturas: Classe A, B, e C.
Classe A: Grupo de itens com maior importância devido aos recursos financeiros investidos, que devido a isto, requerem mais atenção por parte dosadministradores.
Classe B: Grupo de itens com situação intermediária.
Classe C: Grupo de itens de maior quantidade existente, porém com baixo valor de investimento, ocasionando uma preocupação inferior em relação as demais classes.
Em uma típica Curva ABC, os estoques apresentam a seguinte configuração, 20% da quantidade dos itens são considerados “A” e estes mesmos correspondem a 65% do valor total. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!