Administração

Páginas: 46 (11357 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Desde os mais remotos tempos, os seres humanos tem-se agrupado em diferentes tipos de sistemas sociais para resolverem seus problemas e garantirem a perpetuação da sua espécie. Uma das possíveis classificações de tais sistemas sociais podem ser feita a partir do seu grau de organização interna. Motta e Pereira (1986) sugerem que estes sistemas sociais podem ser de três tipos: (1) inorganizados,(2) semi-organizados, e (3) organizados. Nas sociedades modernas, sejam elas capitalistas ou socialistas, um tipo especial de sistema social organizado vem se destacando: a organização burocrática. As burocracias são um fenômeno antigo, mas modernamente se tornaram um fator social dominante. A unidade básica do sistema de produção da antiguidade era a família; hoje passou a ser a empresaburocrática. Praticamente todos os aspectos da vida humana no mundo atual se relacionam de alguma forma com estas organizações formais. Do instante em que nasce, até sua morte, o ser humano, quando não está oficialmente ligado à uma burocracia, certamente faz uso de algum produto ou serviço realizado por este tipo de sistema social.
As organizações são indiscutivelmente o tipo de sistema social predominantedas sociedades industriais. Enquanto que no passado a sociedade era constituída por um sem-número de pequenos sistemas sociais desorganizados, hoje são as organizações — e organizações cada vez maiores e melhor estruturadas — que dominam o panorama social contemporâneo. Enquanto que num passado não muito remoto eram a família, a tribo, o clã, o feudo, a pequena empresa familiar de caráteragrário, artesanal, ou eventualmente comercial, os sistemas sociais dominantes, no mundo moderno apenas a família, embora muito modificada, conserva sua importância. As pequenas empresas tendem a desaparecer, e aqueles outros tipos de sistema social já desapareceram, dando lugar às grandes empresas, ao estado moderno com todo o imenso conjunto de serviços que presta, aos clubes, às escolas, às igrejas, àsassociações de classe. Hoje, raramente uma pessoa trabalha, defende seus interesses e mesmo se diverte por conta própria, de forma isolada. Ela está inserida em organizações que coordenam seu trabalho, seu estudo, seus interesses, suas reivindicações.
Nota de rodapé: (1) Capítulo do seguinte trabalho: KOPELKE. André. Auto-atualização e organizações burocráticas. Florianópolis. 1998. Dissertação(Mestrado em Administração) — Centro Sócio-Econômico. Universidade Federal de Santa Catarina.
01
As organizações burocráticas também são consideradas importantes dentro da sociedade contemporânea por estarem estreitamente relacionadas ao desenvolvimento econômico, político e social de um determinado país. Max Weber (1963) identificou as organizações burocráticas como um elemento característicode sociedades relativamente avançadas quanto ao desenvolvimento capitalista. Weber não se preocupou em conceituar a burocracia, e procurou defini-la através da enumeração de suas características. Guerreiro Ramos (1983) mostra que na concepção de Weber a burocracia é um agrupamento social em que rege o princípio da competência definida mediante regras, estatutos, regulamentos; da documentação; dahierarquia funcional; da especialização profissional; da permanência obrigatória do servidor, na repartição, durante determinado período de tempo; e da subordinação do exercício dos cargos a normas abstratas.
Uma das principais causas da emergência da burocracia sobre os demais tipos de organização é a sua eficiência, ou seja, a coerência dos meios em relação aos fins visados, que se traduz numemprego mínimo de esforços (meios) para a obtenção de um máximo de resultados (fins).
“A razão decisiva para o progresso da organização burocrática foi sempre a superioridade puramente técnica sobre qualquer outra forma de organização. O mecanismo burocrático plenamente desenvolvido compara-se às outras organizações exatamente da mesma forma pela qual a máquina se compara aos modos não-mecânicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!