Administração

Páginas: 8 (1868 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
TEORIA ESTRUTURALISTA (cap. 12, Chiavenato)

Sobre o Estruturalismo e a Teoria Estruturalista

O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. O conceito de estrutura significa a análise interna de uma totalidade em seus elementos constitutivos, sua disposição, suas inter-relações.

Oestruturalismo é um movimento predominantemente europeu. Tentou obter a interdisciplinariedade das ciências. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas, e pretende ser uma síntese entre esta e a Teoria Clássica. Inspirou-se na abordagem de Max Weber e nos trabalhos de Karl Marx. Representa uma visãoextremamente crítica da organização.

1. ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA

▪ A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra;
▪ A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupossociais;
▪ A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações;
▪ Novo conceito de estrutura

2. A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES

▪ Para os estruturalistas a sociedade moderna é uma sociedade de organizações.
▪ O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relações Humanas, para o das interaçõesentre as organizações sociais.

As organizações

▪ A teoria estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações.
▪ As organizações são concebidas como unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos.
▪ Os estruturalistas focalizam as organizaçõescomplexas, caracterizadas pelo elevado grau de complexidade na estrutura e nos processos devido ao grande tamanho ou à natureza complicada das operações.

O homem organizacional

▪ O homem organizacional é aquele que desempenha papéis em diferentes organizações.
▪ O homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ser flexível, tolerante às frustrações, sercapaz de adiar as recompensas, e apresentar um permanente desejo de realização.

3. ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES

A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia, que envolve tanto a organização formal como a organizaçãoinformal, tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas, todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização, todos os diferentes tipos de organizações, a análise intra-organizacional e a análise interorganizacional.

▪ Organização formal e informal: a teoria estruturalista estuda o o relacionamento entre as organizações formal e a informal, dentro efora da organização;
▪ Recompensas materiais e sociais: para os estruturalistas, embora as recompensas sociais sejam importantes, elas não diminuem a importância das recompensas materiais e salariais. Para que as recompensas sociais e simbólicas sejam eficientes é preciso que quem as receba esteja identificado com a organização que a concede, além disso, os símbolos devem ser compartilhadospelos outros, como a esposa, colegas, fato que faz com que estas recompensas sejam menos eficientes com os funcionários de posições mais baixas;
▪ Os diferentes enfoques da organização: as organizações são concebidas de acordo com os modelos racional e natural. O modelo racional segue a lógica de sistema fechado, que exclui a incerteza, se caracterizando pela visão focalizada apenas nas partes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!