Administração

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
Primórdios da Teoria da Administração
“Não existe senhor sem terra, nem terra sem um senhor”, já diziam os senhores feudais. A maioria das terras agrícolas da Europa ocidental e central estava dividida em áreas conhecidas como "feudos". Um feudo consistia apenas de uma aldeia e as varias centenas de acres de terra arável a circundavam, e nas quais o povo da aldeia trabalhava. Na orla da terraarável havia, geralmente, uma extensão de prados, terrenos ermos, bosques e pasto. Nas diversas localidades, os feudos variavam de tamanho, organização e relações entre os que os habitavam, mas suas características principais se assemelhavam de certa forma.
A cultura em faixas foi típica do período feudal. É claro que era muito dispendiosa e, passadas algumas centenas de anos, foi totalmente postade lado. Hoje, sabemos muito mais sobre as plantações alternadas, fertilizantes, e mil e uma formas de conseguir maior produção do solo, do que os camponeses feudais. O grande progresso, na época, foi a substituição do sistema de dois por três campos. Embora os camponeses feudais não soubessem ainda quais as colheitas que melhor se sucederiam, a fim de não esgotar o solo, na verdade sabiam que ocultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, era ruim, e assim mudavam o plantio, de campo para campo, todo ano.
Ou seja, saber administrar é uma necessidade quem vem de tempos.
Várias teorias foram elaboradas a partir de então, cada qual baseada em algum fundamento da época em que foram enfatizadas. Citaremos então alguns desses teóricos e suas respectivas teses.
Segundo FrederickTaylor, “a questão não é trabalhar duro, nem depressa, mas trabalhar de forma inteligente.” (MAXIMIANO, 2006, p.41-42). Para ele, o ideal era dividir bem os setores, somente o gerencial deveria raciocinar, o trabalhador da produção somente faria o que era lhe ordenado. Apesar de Taylor concordar com o trabalho assalariado, as pessoas não simpatizavam com ele por não poderem contribuir com suasideias no trabalho, e simplesmente dedicar força braçal.
Já para Henri Fayol “a eficiência da empresa é muito mais do que a soma da eficiência dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) aos fins que se deseja alcançar”. (CHIAVENATO, 2000, p. 11). Como pudemos perceber, uma teoria contrapõe a outra, Fayol acreditaque todos devem colaborar com conhecimento, unindo as ideias.
Fayol adotou alguns princípios da Administração Cientifica, como a divisão do trabalho e disciplina, abandonando outros e acrescendo os princípios de autoridade e responsabilidade, espírito de equipe e iniciativa, entre outros. Enquanto Taylor cuidaram da empresa de baixo pra cima, Fayol cuidou da empresa de cima pra baixo.
MaxWeber, também integrante da Escola Clássica, buscou sintetizar os pontos comuns às organizações formais modernas em detrimento as organizações primitivas. Weber se assemelhou aos outros Clássicos ao identificar nas organizações as chamadas disfunções burocráticas, isto é, o seguimento rígido das regras, não levando em conta a variabilidade humana, como na abordagem dos outros.
Pode se notarque as teorias supramencionadas como já citado, de foco clássico, não valorizam o ser humano como peça fundamental para o bom rendimento e sucesso de uma organização. O que só foi reconhecido a partir do momento que a psicologia iniciou o estudo da mente do trabalhador. Isso se estudou na teoria neoclássica, como o próprio nome já diz, é uma teoria clássica atualizada.







PASSO 3A teoria da informação (TI) situa-se dentro da cibernética – a teoria do controle e da comunicação na máquina e no animal, em que a informação se mostra como medida probabilística. A teoria da informação interessa-se pelo funcionamento dos sinais, pelas transformações energéticas mediante a codificação da mensagem e sua descodificação – e não pelos signos (significado/significante). Opera com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!