Administração

Páginas: 8 (1920 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
TITULO: TEORIA DA ECONOMIA
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Segundo Iudicibus, Marion, Farias (2009), A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os finspropostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhosou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 3.000 a.C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.
Aorigem da contabilidade está ligada a necessidade do homem fazer o registro do comércio. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contábeis para controlar seus bens.
Somente no mundo antigo as civilizações começaram a realizar registros do seu patrimônio de maneira quantitativa a fim de controlar o mesmo e avaliar seu crescimento ou não. Mas foi na era Medieval que acontabilidade evoluiu com maior intensidade. Foi nesse período que o Frei Francisco Luca Pacioli tornou-se conhecido com o método das partidas dobradas.
O crescimento da contabilidade ocorre de maneira natural, gerada pelo avanço do capitalismo, aumento das administrações públicas e privadas e o acúmulo de capital, foi necessário e imprescindível o registro e o controles das contas.
Podemos resumira evolução da ciência contábil da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO- período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da era Cristã, quando apareceu o líder Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL- de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis ET Scripturis (Contabilidade por partidas Dobradas) deFrei Luca Paciolo, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde a teoria dos números positivos e negativos, obra que contribui para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Paciolo expôs a terminologia adaptada:
“PER”, mediante o qual se reconhece o devedor;
“A”, pelo qual se reconhece o credor.Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.
CONTABILDADE DO MUNDO MODERNO- de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra “La Contabilitá Applicatta alle Ammimistrazioni private e Pubbliche”, da autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria, Obra marcante na historia da contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO- período que se iniciaem1840 e continua até os dias de hoje.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
A Resolução 774 de 16 de dezembro de 1994 do Conselho Federal de Contabilidade estabelece que “na Contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre sociedades informais,ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro”.
Na verdade, o patrimônio é estudado em seus aspectos qualitativos e quantitativos, e a própria Resolução refere que, por aspecto qualitativo do patrimônio, entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber, ou a pagar expressos em moeda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!