Administração

Páginas: 11 (2620 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
RESUMO: Este artigo apresenta um enfoque no sistema Just In Time tendo em vista suas definições e seu funcionamento. O conteúdo inicia-se com uma breve apresentação deste sistema e ao longo esclarece alguns pontos que o Just In Time interfere de modo positivo nas organizações. Foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, focada em artigos científicos voltados ao tema e em livros. Dentre osprincipais resultados encontrados verificou-se que este sistema além de auxiliar na redução dos custos da organização ele também interfere na mentalidade dos gestores, pois altera também a estrutura organizacional da empresa como um todo incluindo seus colaboradores.

PALAVRAS CHAVE: Just in time, Produção, Produção Puxada.

1 INTRODUÇÃO

O Just In Time surgiu no Japão no princípio dos anos 50,sendo o seu desenvolvimento creditado a Toyota que buscava flexibilidade pra atender a demanda e contrapor a concorrência dos EUA. Esta filosofia de gestão foi muito bem incorporada e aplicada no Japão, porém não obteve a mesma vantagem competitiva em outros países.
O Kanban sinalizava a necessidade de produção e o lote econômico através de cartões coloridos. O fator fundamental para o bomfuncionamento do JIT é sem dúvida a determinação do lote econômico que deve considerar o equilíbrio entre os custos de transporte de grandes quantidades de materiais e os custos de preparação de máquinas.
O Kaizen tratava da necessidade de reavaliar constantemente o lote econômico e introduziu em seus processos industriais a melhoria contínua. Esta reavaliação do trabalho favorecia e enfatizava aflexibilidade dos trabalhadores, a comunicação fácil entre os setores produtivos e o trabalho em equipe.
O objetivo desta pesquisa é analisar os conceitos do sistema Just In Time, assim como suas características, a fim de mostrar de forma breve o conceito deste sistema tão aplicado.
Dada a importância deste sistema que busca materiais na hora certa, no local certo, com a quantidade e qualidadenecessárias, espera-se ao final deste artigo esclarecer diversos pontos do sistema principalmente no que diz respeito ao seu conceito.
A metodologia utilizada para a construção deste artigo foi à pesquisa a bibliográfica, buscada em artigos publicados e em livros que abordam o assunto JIT.
Para apresentar e discutir os achados da pesquisa em questão estruturou-se o presente artigo em quatro tópicos. Oprimeiro tópico foi dedicado a discutir a literatura no que diz respeito ao surgimento do Just In Time; o segundo apresenta os aspectos e definições deste sistema; o terceiro visa mostrar a filosofia na prática; o quarto busca esclarecer as mudanças de cargos e salários devido ao sistema e o quinto e último tópico mostra algumas das ferramentas mais utilizadas para o sistema.

2 METODOLOGIAEsta pesquisa caracteriza-se por um estudo que utiliza o método indutivo e bibliográfico, utilizando artigos, livros, reportagens e matérias publicadas.
Segundo Ruiz (2011) o método indutivo é o registro de fatos singulares ou menos gerais para chegar a uma conclusão ampliada, ou seja, a partir da analise de alguns fatos a mente humana tira conclusões gerais.
Para Ruiz (2011) a pesquisabibliográfica é o levantamento e a análise de livros publicados por autores conhecidos e desconhecidos sobre um determinado assunto, assunto este que será assumido como tema de pesquisa científica
Conforme Gil (2002) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com materiais já publicados, composta principalmente por livros e artigos científicos. A principal vantagem deste tipo de pesquisa é que permite aopesquisador ao acesso de uma gama diversificada de informações.

3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 O SURGIMENTO

Para Martins e Bidin (2006) o sistema Just In Time originou-se em meados da década de 1950 e era utilizado nos supermercados norte-americanos para que seus consumidores pudessem encontrar os produtos que precisavam no momento de suas necessidades e desejos.
Mas foi no Japão, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!