Administração

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2010
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

MALQUIEL DE CAMARGO
201001498951

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Campo Grande – MS
18/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC.....................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC................................................................................. 6
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC .............................................................................7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................................86. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 9

1. INTRODUÇÃO

A Companhia Brasileira de Confecções (CBC) , uma empresa de grande nome no mercado da confecção de roupas com grande receptividade dos lojistas e consumidores. Nasceu de uma sociedade entre o Cláudio Barros ,o qual era gerente de uma dasmais conceituadas lojas de moda da capital e Marcel , imigrante francês , recém chegado ao Brasil e com grande experiência da Industria Parisiense de confecções .
Com muita garra e força de vontade para iniciar o negócio, mesmo com algumas dificuldades ambos se dispuseram a colocar suas aptidões, ou seja, o que cada um sabia fazer de melhor para dar início ao grande empreendimento. OCláudio ficou responsável pela administração e toda parte burocrática da empresa e o Marcel com todo o mecanismo de produção.
Com essa união nasceu uma pequena oficina de confecção , que logo evoluiu , cresceu e se transformou em grande confecção de produção em série. Sua produção e o mercado em que atuava foram crescendo constantemente.
A situação econômico-financeira da empresaera bastante sólida. Possuía uma fábrica nova, em prédio próprio, e grande reputação junto a fornecedores e estabelecimentos de crédito, além de excelente receptividade por parte dos lojistas e consumidores.
Nunca houve qualquer preocupação séria pela sucessão, quer no nível de presidência, quer nos demais níveis diretivos. Justifica-se: o presente exigia dedicação total, o futuro acenavacom mais programas de expansão.
Não se preocupava com o futuro, não pensava em planejar metas e estratégias de crescimento a longo prazo, não dava oportunidades a sua diretoria de participação no planejamento e evolução da empresa, tinha uma atitude de acomodação que foi passada para toda equipe no decorrer de anos

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional eradividido entre os 2(dois ) sócios de início que seria Cláudio encarregava-se das funções comerciais e administrativas da modesta indústria, enquanto Marcel incumbia-se de todos os problemas da produção.
Cláudio tomava todas as decisões sozinhas, demonstrando assim ser uma pessoa autoconfiante e dominadora, pois somente repassava as decisões para Marcel e o restante executar sem pedir aomenos opinião dos demais.
Já  Marcel por ter extremo pavor a essa área burocrática e administrativa, não se pronunciava em relação as decisões de Cláudio deixando a seu critério essa parte, não se preocupando caso algum dia tivesse que chegar a tomar tais decisões.
O sistema era totalmente centralizado e quando isso acontece a entidade fica refém de uma decisão , como veremos a seguir. Sua produção e o mercado em que atuava foi crescendo constante, sua clientela cada vez maior, e sua produção crescendo cada vez mais, se vendo sem condições de continuar a manter a produção e o domínio da empresa nas mãos dos 2( dois ) donos, em 1978 transforma a pequena empresa em sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção .
Com o crescimento da empresa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!