Administração

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A palavra estratégia existe há séculos, e foi desenvolvida pelos militares gregos para obter sucesso nas batalhas contra exércitos inimigos.
Com o aumento da concorrência entre as organizações, otermo estratégia foi transplantado das artes militares, para a administração com o propósito de conseguir sucesso nas batalhas gerenciais.

Segundo Ghemawat (2000, p.16), "estratégia é um termocriado pelos antigos gregos, para quais significava um magistrado ou comandante-chefe militar".

O conceito de estratégia traz muitas contradições no campo da teoria administrativa, devido a algunsfatores serem usados de maneira universal, e outros determinados fatores, usados somente em algumas situações, e também, dependendo do setor em que a empresa atua, a mesma estratégia pode ter sucessonuma situação, enquanto em outra, um total fracasso.

Montana & Charnov (1999, p.118), identificam a estratégia em: "determinar as oportunidades, as capacidades, os valores e as obrigações e entãocompará-los em busca da missão da organização".

A estratégia define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia também é condicionada pela missãoorganizacional, pela visão do futuro e dos objetivos principais da organização.


Os objetivos são os resultados que a organização pretende atingir. Algumas empresas utilizam os objetivos como base deseu planejamento estratégico, para depois pensar nas estratégias específicas.

Os objetivos, que podem ser enunciados como alvos bastante precisos e focalizam indicadores de desempenho que permitammedir os resultados de determinada organização.

No processo de definição dos objetivos, é importante que sejam criados critérios quantificáveis, que possam depois ser medidos por indicadores, poisassim os resultados possam ser avaliados na etapa de controle. Segue abaixo exemplos:


Fatia de mercado: Market Share (termo mais comum no Brasil), ou pela tradução literal do inglês "quota de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!