administração

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014



1 O que é uma crônica?
É muito comum ouvir alunos dizendo que não sabem o que é uma crônica. Para quem ainda não domina a linguagem da crônica, porém gosta de escrever, é importante conhecer o que caracteriza esse gênero da literatura.
A palavra crônica deriva do radical grego “crono”, que significa tempo. Daí seu caráter contemporâneo, daí emerge a característica de relato deacontecimentos do tempo de hoje, isto é, relato de fatos do cotidiano. A crônica é um gênero que relata de forma artística e subjetiva fatos do dia-a-dia, colhidos nos noticiários jornalísticos e no cotidiano.

A crônica é um texto curto e leve. No geral, trata-se uma narrativa com poucos personagens e espaço e tempo limitados. Nessa narrativa, o autor ora explora o humor, ora diz coisas sérias pormeio de uma aparente prosa fiada, ora faz poesia de um fato banal e corriqueiro, numa linguagem coloquial simples, muito próxima do leitor.
Ainda segundo o Houaiss, a crônica é [um] texto literário breve, em geral narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato. Na crônica, de modo geral, o conflito passa para o segundo plano; a situaçãodescrita ganha mais valor como situação por si só; as opiniões de um narrador em terceira pessoa são mais explícitas.
Qualquer assunto pode ser abordado em uma crônica. A crônica pode ser estruturada como carta, ofício, anúncio, texto teatral, anedota. Pode ser estruturada também em forma de diálogos.
Tipos de crônica: 

a) lírica - a crônica exprime o estado emotivo do cronista;
b)filosófica - apresenta uma reflexão a partir de um fato ou evento;
c) humorística - dá-nos uma visão irônica ou cômica dos fatos;
d) esportiva, policial, política - trata de aspectos particulares das notícias ou dos fatos;

A crônica é organizada em períodos que compõem um parágrafo, usa-se de preferência a ordem direta que tende à lógica. Seu ritmo não é necessariamente marcado por sonoridades,pois pode simplesmente acompanhar a naturalidade da fala.

Em suma, crônica é o registro de acontecimentos num tempo e espaço determinados. De modo geral, a crônica é considerada a mais curta forma de narrativa literária.

Desde a consolidação da imprensa, a crônica se caracterizou como uma seção de jornal ou revista em que se comentavam acontecimentos do dia-a-dia. Segundo Antonio Candido, acrônica “é filha do jornal e da máquina, onde tudo acaba depressa, é efêmera”.

Fontes: Livros “Literatura Brasileira”, de José de Nicola, “Português: Linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, e “Pequena Enciclopédia da Cultura Ocidental”, de Salvatore


EXEMPLOS DE CRÔNICAS

EXEMPLO 1
Em busca de uma crônica

Manuel Bandeira, em seu "Poema tirado de uma notícia de jornal",apresenta o personagem João Gostoso, onde morava, o que fazia, e o que acontece em uma noite que vai da diversão à tragédia. Eis o poema:
"João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro (da Babilônia num barracão sem número). Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado." Entre o título e oúltimo verso, o poema elabora um movimento circular traçado pelo jogo opositivo entre os verbos "tirar" e "atirar". Enquanto o primeiro puxa, num movimento para o alto e para a vida, o segundo verbo tem o sentido contrário: de queda, de direção para baixo, para o fundo e para a morte. Sobre o desenho desse movimento, o poeta Manuel Bandeira arquiteta o seu poema com as ferramentas da poesia. Enquanto acarga noticiosa e circunstancial da mensagem afunda e se esgota, o poema trata de "tirar" esse peso informativo da mensagem para lhe proporcionar a perenidade, num processo de "suspensão" literária, como diria Guimarães Rosa, de transformar a "história" em "estória". Nesse processo, a nova informação, a poética, totalmente mergulhada na ficção, não se esgota mais e, por isso mesmo, torna-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!