Administração

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Unidade 1 teoria geral da administração
A administração é ciência ou arte: é impossível considerar a administração uma arte, administração é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento.
Intimamente vinculada à técnica de administração, que trata de conduzir asorganizações e empresas aos objetivos visados. Assim, ciência e técnica de administração atuam de forma complementar e interativa: o campo explicativo da ciência alimenta a técnica; dos progressos da técnica surge à realimentação para o campo da avaliação e redefinição das explicações científicas.
Antecedentes da administração
Dos filósofos;
Da organização da igreja católica;
Da organizaçãomilitar;
Da revolução industrial;
Dos economistas liberais e dos pioneiros da administração, a exemplo dos atores da abordagem clássica da administração Científica e teoria clássica da Administração.
Filósofos (A.C)
Platão
Descartes - método cartesiano
1. Princípio da análise
2. Princípio da síntese
3. Princípio da enumeração
Igreja Católica
Quanto à forma de constituição de sua estruturaorganizacional.
Revolução industrial (Sec. XIX e XX).
Avanço da tecnologia nos processos produtivos; aos desenvolvimentos do transporte, do aumento das populações nas cidades e da necessidade de criar meios de aumento do volume de produção pra atender a um consumo em massa.
Economistas Liberais (Sec. XVIII).
A época de maior desenvolvimento da economia capitalista, a ideia de livreconcorrência, do confronto de objetivos entre capital e trabalho, “A Riqueza das Nações”.
Unidade 2 Abordagem Clássica da Administração.
Administração científica origens
A primeira abordagem da teoria geral da administração. Sua origem se localiza no conjunto das experiências obtidas de trabalhos efetivos, emprego de métodos empíricos, a força impulsionadora desse esforço foi a de reduzir a improvisação eo desperdício nas fábricas.
Taylor
Em 1894, aos 18 anos, Taylor empregou-se como aprendiz em uma pequena fábrica de bombas de água, em Filadélfia, de onde saiu torneiro mecânico. Mais tarde, fez carreira de engenheiro-chefe na Midvale Stell Company.
Em 1901, Taylor, resolveu dedicar sua vida à propagação gratuita de seu sistema de administração.
As contribuições de Taylor
O primeiro períodocorresponde à época, na qual se preocupa com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos.
O segundo período se dá em 1911, com a publicação do livro princípios de Administração Científica, quando Taylor concluiu que a racionalização do trabalho operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tomar coerente a aplicação deseus princípios.
1. O objetivo principal da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, ao empregado.
2. Identidade de interesses de empregadores e empregados a prosperidade do empregador não pode existir, por muitos anos, se não for acompanhada da prosperidade do empregado. Aos empregados, altos salários e, aos empregadores, baixo custo deprodução.
3. Influência da produção na prosperidade de empregadores e empregados – A formação e o aperfeiçoamento do pessoal da empresa.
4. Vadiagem no trabalho - Não mais do que um terço ou metade de um dia de trabalho é eficientemente preenchido;
5. Ignorância dos Administradores sobre o tempo necessário para execução dos serviços
6. Substituição dos Métodos Empíricos por Métodos científicos paraTaylor, esse fundamento significa substituir a improvisação por métodos científicos.
7. Divisão do trabalho entre a gerência e os trabalhadores A administração pode e deve planejar e executar muitos trabalhos dos quais os operários são encarregados.
Efeitos da Administração Científica
Nenhum sistema de administração, nenhum expediente sob controle de um homem ou de grupo de homens pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!