Administração

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 21 de junho de 2014
Nome: Vanessa Gomes Valeriano
Questões do livro 1 a 8
1) R: O fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado se deu pelo momento oportuno, quando as tradicionais fabricantes não vinham dando conta de suprir a demanda nacional pela bebida no Brasil. Os administradores optaram por criar um produto mais barato, porque eles tinham uma estratégia de preço baixo, e para garantir àcompetitividade a empresa adotou um rígido controle de produção e distribuição, o que permitiria elevar sua lucratividade.

2) R: José Nelson Schincariol – presidente da empresa era muito centralizador, apesar do grande crescimento em 13 anos, essa característica centralizadora de Nelson representou um atraso o desenvolvimento de diversos setores. O impacto de seu falecimento deixava bem claro anecessidade da empresa se renovar, problemas como a rejeição ao produto (os consumidores associavam a marca a falta de qualidade e pessoas de baixa renda), desaceleração das vendas, equipe de vendas desmotivada e a concorrência se expandindo tornavam urgente uma reação do grupo Schincariol.

3) R: Em 2002, a diretoria do Grupo Schincariol criou a Primus. A decisão foi não programada, ou seja, queesta surgindo pela primeira vez, é nova e desestruturada, essa decisão não foi eficaz, pois não atingiram as metas com a Primus, fazendo com que a cerveja ficasse parada no mercado.

4) R: O conceito de racionalidade de Simon se baseia ao dizer que a racionalidade nunca será completa porque nunca se terá controle completo de todas as variáveis, ao lançar à Nova Schin foram lançados em contafatores aprendidos na criação da Primus, ou seja, o planejamento da Nova Schin se obteve mais sucesso, pois foi feito com calma, tempo e recursos.

5) R: As vantagens para a empresa seria o fato de não carregar mais o preconceito que a antiga marca “Schincariol” sofria assim o nascimento da Nova Schin agregaria valor ao mercado. As desvantagens são as mais obvias, pois fugiria da tradição da marca“Schincariol”.

6) R: O lançamento da cerveja Nova Schin foi uma decisão racional, pois a empresa já havia obtido experiência com a Primus e a Glacial, e desta vez, todos os fatores estavam muito mais claros, ou seja, o grupo Schincariol teve um processo de decisão cuidadoso. Para reduzir a imprevisibilidade da decisão foram realizadas várias pesquisas, tanto para avaliar os problemas e posiçãoda antiga marca no mercado, quanto para conhecer as preferências de paladar do público.

7) R: A Nova Schin foi lançada após uma série de pesquisas que envolveram diagnóstico de problemas, posição no mercado, preferências e paladar do público, assim foi desenvolveu-se um produto respeitando as características do consumidor. Outro fator importante foi o Marketing publicitário, eles lançaram umaagressiva campanha, com o slogan “Experimenta”, varias celebridades fazendo propaganda para a marca, com todo esse sucesso a empresa obteve um faturamento de 1,74 bilhões de reais.

8) R: Os novos desafios para a Schincariol é obter mais sucesso em uma economia cada vez mais competitiva como a brasileira, contudo, isso não é uma tarefa fácil, sobretudo para uma organização que ainda conservacaracterísticas de uma empresa familiar. A organização devera dar um tempo ao consumidor para julgar o sucesso das decisões estratégicas tomadas pela companhia, só assim conseguira superar esses novos desafios.
A Schincariol e a guerra das cervejas (final do Cap. 4 do livro texto)
a) R: Ao criar a marca Primus o grupo Schincariol não foi eficaz nessa decisão, pois não atingiram as metas desejadas,fazendo com que a cerveja ficasse parada no mercado. O lançamento da Nova Schin foi bem sucedido, pois foi feito com calma, tempo e recursos. Ao comprar a Devassa, eles tinham como objetivo de se posicionar originalmente em uma fatia de mercado que, definiria eu, está acima das chamadas “cervejas de massa”. No meu modo de ver eu classifico essa decisão como não programada, pois a empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!