Administração

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Essa pergunta tem várias formas de ser respondida. A mais intuitiva delas é imaginar que com o aumento da escala de produção, uma nova forma de se pensar a administração se fez necessária. Quem jáesteve sob a liderança de um mero trabalho de escola sabe que gerenciar 10 pessoas é diferente de gerenciar 2. Extrapole essa constatação para 5000 pessoas e vê-se de imediato uma alteração daspremissas, das necessidades e da forma de abordar os problemas.
Há maneiras um pouco mais pragmáticas. Pode-se dizer que a revolução industrial fez com que o Capitalismo atingisse um novo patamar dedesenvolvimento, com um ritmo de geração de riqueza e poder de produção dessas riqueza (Com quem esta última ficou é uma outra historia...). O advento da administração moderna é apenas um dos aspectos aserem levados em conta, mas sem o concomitante progresso das ciências técnicas nada teria ocorrido (ao menos não do modo como conhecemos...). Não há como negar que boa parte do progresso industrial, cujosucesso embasou-se fortemente no surgimento das novas doutrinas gerenciais, fez-se a custa da exploração dos operários, mas tudo também se insere no contexto competitivo inerente ao modo de produção,sendo um tanto leviano querer estabelecer "culpados".

Serei o mais sucinta possível . .A R.I. transformou o artesão em assalariado. A produção passou a pertencer ao dono da fábrica cujo únicointeresse é o lucro. Portanto quando maior a produção melhor.O lucro sobre o capital investido tem que ser o maior possível. Surge então a necessidade de redução de custos.As famosas linhas de produção temessa finalidade, além de impossibilitar que o operário aprenda a produzir tudo e se torne independente. O taylorismo e fordismo por exemplo foram elaborados no sendito de reorganizar a produção etorná-la mais "eficiente", mais lucrativa. Foi no final do século XIX e início do séc. XX que as técnicas da moderna administração começaram a ganhar corpo e nunca mais pararam.Tudo começou com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!