Administração

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Gestão de pessoas e mudanças organizacionais

Em apenas três anos após a crise de 1929, a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade. A falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. As mercadorias que não tinham compradores eram literalmente destruídas, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passavam fome. Em 1933 o país contava com 17 milhões dedesempregados. Diante de tal realidade o governo presidido por H. Hoover, a quem os trabalhadores apelidaram de "presidente da fome", procurou auxiliar as grandes empresas capitalistas, representadas por industriais e banqueiros, nada fazendo contudo, para reduzir o grau de miséria das camadas populares. A luta de classes se radicalizou, crescendo a consciência política e organização do operariado, onde oPartido Comunista, apesar de pequeno, conseguiu mobilizar importantes setores da classe trabalhadora.
Através de uma maior intervenção sobre a economia, já que a crise era do modelo econômico liberal, o governo procurou estabelecer certo controle sobre a produção, com mecanismos como os "códigos de concorrência honrada", que estabeleciam quantidade a ser produzida, preço dos produtos e salários.A intenção era também evitar a manutenção de grandes excedentes agrícolas e industriais. Para combater o desemprego, foi reduzida a semana de trabalho e realizadas inúmeras obras públicas, que absorviam a mão-de-obra ociosa, recuperando paulatinamente os níveis de produção e consumo anteriores à crise.
Hoje,Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizaçõesestão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfaze-los”.
Uma característica do tema é a alta velocidade com que as correntes dominantes se tornam ultrapassadas e dão lugar a novas abordagens. Por outro lado, existe um constante movimento deretorno a conceitos antigos, não raro fundamentados nos clássicos da filosofia ou das ciências econômicas. Como em outros campos de desenvolvimento das idéias, também neste ocorre um constante fluxo de inovação e renovação e, não raro, rupturas. Para o mesmo autor, diante desse contexto é preciso adotar uma postura livre de preconceitos para que se possa construir um panorama o mais amplopossível, agindo com sensibilidade crítica e mantendo a mente aberta. Dessa forma, é possível transitar pelo tema Mudança Organizacional mantendo constantemente uma janela aberta para o mundo e, assim, proporcionar a maior amplitude possível de visão dentro do tema.
Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmenteresponsável.
Os seis processos básicos da Gestão de Pessoas:

1. Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).

2. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).

3. Processos de recompensarpessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).

4. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.

5. Processos de manter pessoas: criar condiçõesambientais e psicológica satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.

6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

A instituição ao qual foi escolhida para o trabalho foi o EEP SENAI Automotivo em Porto Alegre – Rio grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!