Administração

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 18 de março de 2011
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

ETAPA 3
Passo 3
Leia:
a) Capítulo seis, “Definição de critérios de avaliação de ativo”;
b) Capítulo sete, “Definição de critérios de avaliação de passivo e patrimônio líquido”;
c) Aponte nos textos indicados apenas os conceitos de ativo, passivo e patrimônio líquido.

Ativo trata-seda essência contábil. É o conjunto de bens e direito á disposição da administração.
Podemos transformar os ativos em dinheiro, por exemplo: comprando obras de arte e jóias, futuramente pode-se converte-los em dinheiro.
Ativo pode ser definido como algo que possui um potencial de serviço, em seu bojo, para a entidade, capaz-direta ou indiretamente, ou no futuro- de gerar fluxos de caixa.
Osativos são avaliados por algum por algum tipo de valor de custo ( de entrada) e de certa forma, os passivos também são avaliados da mesma maneira, pois se terá de sacrificar ativos para paga-los.
Entendemos que no custo histórico, podemos ver o quanto custou á empresa adquirir um determinado ativo ou quanto custaram os insumos no ativo, se foram fabricados. Esse custo representa o valor mais próximodo valor econômico na data de transação; facilita o trabalho dos auditores e representa sacrifício financeiro pela sua aquisição.
Custo de reposição pode ter varias conceituações, dependendo da data na qual pensamos em fazer a reposição de um ativo por outro em estado novo.
Valor justo é a definição dada para avaliação do ativo e passivo, podendo ser comprado e vendido em uma transaçãocorrente.
Ativo tangível são bens físicos e materiais, em que se pode tocar, aquilo que os olhos enxergam como carro, prédio, maquinas... já o ativo intangível não pode tocar.
CIRCULANTE
NÃO CIRCULANTE
Passivo (exigibilidades) são obrigações, onde podem ser legalmente executáveis como conseqüência de um contrato restritivo ( obrigatório). Ex: valores a pagar correspondentes a bens e serviçoesrecebidos.
O passivo tem variáveis classificações:
EXIGIVEIS ONEROSOS E NÃO ONEROSOS: custam á empresa mensalmente , juros e encargos bancários: empréstimos bancários, financiamentos.
EXIGIVEIS FIXOS E VARIAVEIS: fixos não variam com o volume de vendas da empresa: alugueis, I.R. e os variáveis guardam uma certa relação com o volume a venda: salários, ICMS e IPI a recolher.
EXIGIVEIS DE COLIGADAS ETERCEIROS: coligadas são contraídos junto a outras empresas do grupo. São dividas de menor responsabilidade, dando maior flexibilidade financeira e menor resto de falência. Terceiros são contraídas junto a empresa que mão possuem vinculo com a tomadora do empréstimo. São dividas de maior responsabilidade com risco de falência.
EXIGIVEIS PREFERENCIAIS E QUEROGRAFARIOS: são dividas que no caso defalência, serão liquidadas em primeiro lugar.
Patrimônio Liquido pode-se caracterizar como a diferença entre o ativo e o passivo ( exigibilidade), pertence ao proprietário, assim a equação patrimonial é expressada por ativo-passivo=patrimônio liquido.
Patrimônio Liquido é constituído por capital contribuído pelos sócios, reservas de lucros, reservas especiais de capital, lucros acumulados.Patrimônio liquido é o resultado final de todo esforço feito pela entidade para colocar seus ativos e passivos de forma mais eficiente e lucrativa possível.

Etapa 3
Passo 1 e 2

Passo 1 – Faça o download do artigo do Professor Eliseu Martins. Disponível em:

acesso em 10 de junho de 2010.

Passo 2 – Leia o artigo e destaque no texto quais foram os princípios contábeis citados pelo autor, indicandoa justificativa de tal citação, ou seja, porque tal princípio foi relevante para a sua exemplificação.

CUSTO DE OPORTUNIDADE: o não uso de tal fator, é uma falha dos contadores, onde não se tem sequer aplicado o juro do capital próprio e muito menos aquela parcela relativa ao risco, apontando realmente que a situação é mais complexa.
A Contabilidade só irá medir bem o lucro quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!