Administração

Páginas: 32 (7980 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
[pic]
|Escola Técnica Santa Catarina

Disciplina: Gestão de Pessoas 2010/2 | |

GESTAO DE PESSOAS

“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.”

A Gestão de Pessoas é uma atividade a respeito da qual se tem a expectativa de ser executada por todos os gestores de uma dadaorganização, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos, com a finalidade de proporcionar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com a organização. Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal pratica ainda é confundida com uma atividade ou mesmo como parte do setor de Recursos Humanos. De certa forma, a Gestão de Pessoas é ummodelo de gestão das organizações em substituição aos modelos científicos, clássicos e burocráticos, os quais foram úteis à época em que as sociedades mais avançadas ainda estavam escoradas em um sistema econômico politicamente industrial. Gestão de Pessoas contempla um processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão. Gestão de Pessoas é um termo moderno que redefine opapel dos Recursos Humanos.

A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS COMO UMA TENDÊNCIA NA GESTÃO DE PESSOAS

Nos anos 90 começou a tomar forma um modelo estruturado de gestão de pessoas, que tem como peculiaridade considerar a participação dos funcionários como sendo essencial para que a empresa programe sua estratégia e crie vantagem competitiva. Esse é o chamado Modelo de Gestão por Competências, que éuma tendência apontada na gestão de pessoas para os próximos dez anos e à qual 33% das empresas já se adaptaram têm que ser desenvolvidas para se chegar a essa estratégia. Porém, as organizações que se esforçarem neste sentido certamente conquistarão uma vantagem competitiva importante sobre as demais. Vários autores têm tentado definir o conceito de competência, e isso hoje representa uma dasdificuldades encontradas para a difusão do sistema: sua difícil conceituação. Os primeiros conceitos de competência surgiram nos estudos de PRAHALAD e HAMEL (apud FLEURY, 1999), que definiram competência essencial como o conjunto de habilidades e tecnologias necessárias para agregar valor a uma organização.
As competências essenciais devem, portanto, ser um parâmetro norteador das políticas daempresa em geral. Sob o ponto de vista da Gestão de Pessoas, as competências tendem a estar relacionadas com os indivíduos que fazem parte da organização. Assim, as competências individuais devem ser de acordo com as que são atribuídas à organização.
Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades queagreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Outros autores também contribuíram com sua definição para a significação de competência, e foram de grande valia para a compreensão do assunto. Enfatiza, em sua definição, a importância de relacionar competências com a performance individual. Para ele, competências são “características demonstráveis de um indivíduo, que incluemconhecimentos, habilidades e comportamentos, ligados diretamente com o desempenho”. Esse conceito, que se refere diretamente ao indivíduo, é importante, já que uma pessoa pode demonstrar as mesmas competências independentemente de seu cargo atual.
PARRY (1998) acrescenta mais três aspectos à definição de competências: para ele, as competências devem ser “diretamente ligadas ao desempenho do indivíduo”e, dessa maneira, não deveriam refletir meros traços de personalidade “mensuráveis através de padrões usualmente aceitos” e passíveis, portanto, de serem “desenvolvidas por meio de treinamento e desenvolvimento”.Quanto à sua classificação, as competências podem ser:

· Competências Técnicas/Profissionais: específicas para uma operação, ocupação ou tarefa (desenho técnico, operação de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!